Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prédios públicos de Araguari devem passar por processo de reforma e restauro

sáb, 14 de fevereiro de 2015 00:55
A sede da Fundação será um dos espaços a receber o restauro. Foto: Arquivo

A sede da Fundação será um dos espaços a receber o restauro. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – O Governo Municipal, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) pretende restaurar e dar manutenção a prédios do município. O primeiro a passar pela intervenção foi a Casa da Cultura “Abdala Mameri”. A informação foi repassada pela vice-presidente da Fundação, Janini Pereira de Sousa Alarcão.

Inicialmente outros três prédios deverão passar pelo processo de reforma e restauro, sendo a própria sede da Fundação que também abriga a Biblioteca Pública “Professor Paulo de Oliveira”, situada à rua Brasil Aciolly. Posteriormente, será a vez do Centro de Referência Negra “Rainha Benedita Gonçalves”, localizado no espaço cultural da rua Coronel José Ferreira Alves.

O prédio do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás, onde funcionou a secretaria municipal de Meio Ambiente também aguarda o início da manutenção, uma vez que se encontra estabilizado. Os locais passarão por algumas intervenções necessárias no telhado e em suas instalações elétricas.

Segundo Janini Pereira, o primeiro passo é concluir um balanço sobre os orçamentos necessários para a abertura do processo licitatório. A restauração tem a meta de garantir a melhoria dos ambientes de trabalho, bem como o atendimento àqueles que procuram seu apoio e aos funcionários, onde deverão ser respeitadas as características históricas do imóvel, uma vez que se trata de prédios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“A necessidade de modernização tem o objetivo de fornecer estrutura para ações que são desenvolvidas nos prédios que sofrem devido a vários fatores e para isso, entretanto, serão mantidas as características originais de cada espaço público. Para não comprometer tais espaços teremos a orientação de arquitetos qualificados,” explicou.

Ainda não há data prevista para o início das obras. Conforme ressaltou, ao longo de 2015, a Faec pretende verificar as condições de seus espaços culturais e aprimorar a infraestrutura destes visando conservar e melhorar outros departamentos do município.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: