Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Bastidores do Esporte

sex, 30 de janeiro de 2015 00:02

“O segredo do Senhor é com aqueles que o temem;
e ele lhes mostrará a sua aliança”.

Salmos 25.14
abertura luiz Muilla

TÚNEL DO TEMPO

Tiela

Tiela

Marcelo Aguilar e Silva, o Tiela, começou a jogar futebol nas categorias de base do Araguari Atlético Clube. Após se destacar como zagueiro e conquistar títulos do dente de leite ao infanto-juvenil, passou a fazer parte do elenco profissional, mesmo com apenas 15 anos, atuando ao lado de Jusmane, Paulo Rosa, Marron, Gilmarzinho, Horácio, entre outros craques.

Aos 17 anos foi convocado para a Seleção Mineira de Juvenis, disputando o Campeonato Brasileiro de Seleções, terminando na quarta colocação.  De 1975 a 1977 jogou o certame estadual da Primeira Divisão pelo Galo da Avenida Bahia. Tiela foi vendido ao Goiás Esporte Clube, em negociação feita pelo então presidente Omar Mujalli (in memorian).

No Verdão do Centro-Oeste permaneceu por uma década, conquistando cinco campeonatos goianos. Nesse período jogou com atletas renomados no cenário nacional, tais como Dadá Maravilha, Luvanor, Rondinelli, Túlio Maravilha, Pastoril, Lincoln, Washington etc. Entre os técnicos, trabalhou com Paulo Gonçalves, Luiz Felipe Scolari, Carlos Alberto Silva, Dino Sani e Mário Travagline.

montagem 2Mesmo como beque, Marcelo Tiela foi vice-artilheiro do time em duas temporadas (79 e 83). Em 84, o araguarino foi emprestado ao Catania, da Itália, mas no ano seguinte retornou ao Brasil, pois os italianos queriam comprá-lo e o Goiás não aceitou a negociação, uma vez que ele pretendia receber o dobro do valor estipulado pelo passe.

Em 1987, após discussão sobre a renovação contratual, Tiela optou por deixar o clube, passando a defender o Uberlândia Esporte, junto com Moacir, Maurinho, Chiquinho, Geraldo Touro, Mairon César, entre outros nomes consagrados. Foi vice-campeão do Módulo Azul, no mesmo ano, e convocado novamente para a Seleção Mineira Profissional, participando do Brasileiro de Seleções, com o terceiro lugar obtido.

Em 1988 foi vendido ao São Bento de Sorocaba, participando do Campeonato Paulista em 88, 89 e 90, se transferindo ao Botafogo de Ribeirão Preto, onde jogou o Paulistão e o Brasileiro do Módulo Amarelo, ficando em terceiro lugar. Na equipe de Ribeirão teve o privilégio de jogar ao lado do volante Alexandre Gallo, coordenador e técnico da base da Seleção Brasileira, e do inesquecível doutor Socrátes.

O encerramento da carreira profissional como atleta deu-se em 1992, depois de duas cirurgias oculares. Não abandonou os gramados, passando a jogar por equipes do futebol amador de Uberlândia, onde foi campeão com o Arsenal do Luizote, jogando ao lado de ex-colegas do Verdão e do atual prefeito Gilmar Machado, habilidoso meio-campista. Defendeu também Guarani, AABB e Milionários.

Atualmente é funcionário público concursado na prefeitura de Araguari. Tiela, em visita à redação da Gazeta do Triângulo, nos presenteou com duas relíquias do Araguari Atlético Clube.

A primeira delas, o time vice-campeão na categoria Dente de Leite do certame municipal, em 1973. Na foto, em pé da esquerda para direita, Belisário, Edinho, Galeno, Pão de Dez, Tubertino, Zé Carlos e Ricardo Daher; agachados, na mesma ordem, Marcelo Tiela, Luiz Reus, Flavinho, Paulo Dias e Juninho Tatão. O técnico era João Batista Guimarães de Oliveira, o Paca.

Na outra, um ano depois, momento marcante registrado no desfile cívico de 7 de setembro, com a delegação da equipe infanto-juvenil do Galo da Comarca, campeã de Araguari na categoria. Segurando a Bandeira Nacional, Belisário, Osvaldo Júnior, Toninho Socrátes e Pitiuca. Com o troféu, Marcelo Tiela, tendo ao fundo Vinícius, Tubertino, Valmir Lima, Paulinho Borréia e Pão de Dez.
.

DNA DE CRAQUE

O Guarani de Divinópolis contratou o jovem Octávio Felinto, de 16 anos, simplesmente neto de Pelé. O projeto do clube é colocar o atleta à disposição do grupo que participará do Estadual para ganhar mais experiência.
.

PERSONAGEM

THIAGO
Ontem recebeu idade nova o advogado Thiago Alves, brilhante profissional e um grande homem. É torcedor do Vasco da Gama e integrante do escritório Nivaldo Júnior Advogados. Parabéns amigo, que o Senhor te cubra de bênçãos, hoje e sempre!
.

FIQUE DE OLHO

A bola rola para o início dos principais certames estaduais. Confira algumas partidas.

MINEIRO: domingo – Atlético x Tupi, Democrata/GV x Cruzeiro, Guarani x América, URT x BOA, Caldense x Mamoré, Tombense x Villa Nova.

PAULISTÃO: sábado – Audax x Palmeiras; domingo – Corinthians x Marília, Penapolense x São Paulo, Santos x Ituano.

CARIOCA: sábado – Botafogo x Boavista, Macaé x Flamengo; domingo – Cabofriense x Vasco, Fluminense x Friburguense.

GOIANÃO: sábado – Goiás x Trindade; domingo – Anapolina x Atlético, Caldas Novas x CRAC.
.

BOLA CHEIA

Para o Clube Atlético Paraíso, que anunciou a aquisição do craque Wellington Dias, jogador de renome nacional e muito habilidoso.
.

BOLA MURCHA

Para o leilão de alguns atletas do futebol araguarino exigindo muito dos dirigentes, apesar de nem se aproximarem da condição de craque.

1 Comentário

  1. dirceu borboleta disse:

    O MEU GRANDE AMIGO TIELA FIQUEI MUITO FELIZ, LER ESTA REPORTAGEM.
    ABRAÇOS, DIRCEU BORBOLETA.

Deixe seu comentário: