Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Nível dos reservatórios da região melhora, mas ainda está longe do ideal

sex, 16 de janeiro de 2015 00:11
A Usina Hidrelétrica de Emborcação opera atualmente em baixa capacidade. Foto: Divulgação

A Usina Hidrelétrica de Emborcação opera atualmente em baixa capacidade. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – O país vive uma das crises hídricas mais graves dos últimos tempos. Em São Paulo, usinas estão operando com o volume morto e falhas no abastecimento viraram rotina. Ainda que o Triângulo Mineiro esteja mais confortável, o nível dos reservatórios ainda continua longe do ideal, mesmo com uma significativa melhora nos meses de dezembro e janeiro.

O pós-doutor em Geografia Física, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Araguari (CBH), Antônio Giacomini Ribeiro, afirmou em uma entrevista à Gazeta do Triângulo que os reservatórios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba têm previsão de voltar a operar com capacidade normal somente em 2017.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume médio das usinas de Nova Ponte, Água Vermelha, Emborcação, São Simão e Marimbondo chegou a 13,37% no mês de novembro. Foi o pior índice do ano para três dos cinco reservatórios. Em dezembro, a média subiu para 23,57%. No dia 14 desse mês, chegou a 24,29%.

O reservatório da Usina de Emborcação, localizado entre Araguari e Catalão (GO), não conseguiu passar dos 15% nos últimos três meses. Com exceção de janeiro, todos os mês de 2014 tiveram volumes inferiores a 2013, segundo gráficos do ONS. O mesmo vale para a usina de Nova Ponte, localizada no rio Araguari. Em dezembro, estava em 12,26%, caindo para 11,67% em janeiro.

O nível de água foi baixo também em outras usinas. Para se ter uma ideia, chegou a ser inferior aos anos 2000 e 2001, época do “apagão” no país.

Em Araguari, a captação de água é feita por meio de poços artesianos, ou seja, retirada dos lençóis freáticos. Esse tipo de abastecimento possui alguma garantia, mesmo dependendo das chuvas para sua manutenção. Apesar disso, as condições podem se agravar com o tempo, o que reforça o apelo ao uso consciente dos recursos hídricos.

2 Comentários

  1. marcio disse:

    Gostaria de saber se a uma previsão de quando vai voltar a encher a represa.Obrigado Marcio

  2. ademar moyzes da silva disse:

    Poderia informar se Emborcação tem previsão de voltar seu volume (NIVEL) pelo menos a 60%? e este volume manteria até no mínimo 40%? mesmo dando vasão para São simão.

Deixe seu comentário: