Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Começam os preparativos para o Carnaval em Araguari

sáb, 10 de janeiro de 2015 00:15
Reunião com representantes das escolas de samba aconteceu na última quarta-feira. Foto: Divulgação

Reunião com representantes das escolas de samba aconteceu na última quarta-feira. Foto: Divulgação

P.J. GODOY – A partir de 13 de fevereiro, todos os holofotes devem retornar à maior festividade do ano em Araguari. A pouco mais de um mês para o Carnaval, as equipes iniciam os preparativos a fim de levantar ainda mais os atrativos desta edição.

Durante reunião nesta quarta-feira, 7, integrantes da Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura) e presidentes das escolas de samba discutiram as necessidades e mudanças para o evento. Um dos participantes do encontro foi o coordenador geral da Cufa (Central Única das Favelas), Agnaldo da Silva “Zulu”. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ele adiantou algumas das definições.

“Tínhamos que decidir algumas questões em relação às escolas de samba. Tratamos sobre o regulamento, a gestão do recurso público e a assessoria aos grupos. Uma novidade que acredito ser um grande avanço, foi a ideia de trazer um curso a partir da contratação de um profissional que tenha comprovada capacidade técnica, melhorando a qualidade estética do desfile”, contou.

O desfile das escolas de samba será protagonizado pela “Mocidade Independente de Araguari” e a atual campeã “Arrastão do Miranda”, além da “Afoxés da Nova República”, que retorna sob avaliação após cumprir suspensão. A festividade será inaugurada na sexta-feira, 13 de fevereiro, com o bloco da Cufa, que homenageará a designer de figurinos e adereços da “Unidos do Paraíso’, Romilda Oliveira Ribeiro, falecida em 2014.

Outro assunto tratado na reunião foi a solicitação para que as escolas cumpram o horário estipulado para cada desfile, evitando punições para a próxima edição. Perguntada acerca do curso de capacitação, a presidente da Faec, Carmen Valente Alvim, reforçou o intuito em aprimorar a qualidade das alegorias.

“A ideia é melhorar e capacitar os integrantes das escolas, assim como no ano passado, quando trouxemos a Velha Guarda da Mangueira com oficinas de percussão e passista. Dessa vez, pretendemos contratar um profissional para alegoria, ajudando na criação dos carros e fantasias e acompanhando a confecção dos materiais”, explicou.

Sobre as atrações musicais, a presidente da Faec informou que segue sob estudos quanto ao formato da festividade. As definições devem ser divulgadas em breve por meio de um pronunciamento do prefeito Raul Belém (PP).

O Carnaval de Araguari ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Ao todo, cada escola receberá R$ 20 mil de subvenção do Executivo, além da “Afoxés da Nova República”, que será contemplada com metade do valor. As inscrições para os blocos seguem abertas gratuitamente na Faec.

1 Comentário

  1. antonio disse:

    Será que esse ano quem vai vencer a licitação novamente será o MAURO IMOVEIS? Se for não será nenhuma surpresa.

Deixe seu comentário: