Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Fórmula 1: quem será o campeão

qua, 19 de novembro de 2014 22:48

Abertura Treino Livre
Alô amigos, a temporada de 2104 ficará marcada pelo avassalador domínio da equipe Mercedes no campeonato. De um total de 18 provas disputadas até o GP do Brasil, a equipe alemã só não foi vitoriosa em três provas, que foram vencidas por Daniel Ricciardo com uma Red Bull cheia de problemas, principalmente na unidade propulsora (antigamente chamada motor) da Renault, que teve uma série de problemas finalmente resolvidos pela montadora francesa.

Neste final de semana teremos o último GP da temporada, e dois pilotos, ambos da Mercedes, disputam o título de campeão: Lewis Hamillton e Nico Rosberg. A diferença entre os dois é de 17 pontos, e com a pontuação dobrada nesta prova, Hamilton leva nítida vantagem para ser o campeão da temporada. Vejam a combinação de resultados a seguir:
tabelaf1
Caso a pontuação fosse a usada ao longo do campeonato, ou seja, pontos simples, Rosberg somente seria campeão se chegasse pelo menos em segundo e Hamilton teria que ser o décimo colocado. Um sexto lugar do inglês daria o título mesmo o alemão vencendo o GP.

Essa história de pontos dobrados não agradou ninguém, e deve ser modificada para a temporada de 2015. Nunca vi sentido nisso, mas enfim, as ideias de Bernie Ecclestone nem sempre tem sentido.

Assim do meu ponto de vista Hamilton é o virtual campeão de 2014, mas como é bom sempre lembrar, corridas são corridas e só terminam na bandeirada (ou não), e nas 55 voltas do GP de Abu Dhabi, tudo pode acontecer, principalmente se nosso amigo Sobrenatural de Almeida (criação do imortal Nelson Rodrigues) for fazer turismo nas praias e desertos dos Emirados Árabes Unidos, e resolver assistir a corrida. Aí o imponderável pode acontecer como, por exemplo, Fernando Alonso se despedir com uma vitória na sua última corrida pela Ferrari. Como diria o Jaca Paladium (contador de histórias ou estórias da Tv Colosso, adorava o programa), geralmente em tom de “ameaça” aos seus espectadores, três filhotes, que não acreditavam nas histórias que ele narrava: “Acredite se pudeeerrrr!!!”

Depois dessa divagação, um tanto quanto sobrenatural, mas ainda no terreno do imponderável, o casamento (???) Alonso-Maclaren tem dia e hora marcados para acontecer (ou não). Será depois do dia 1º de dezembro, segundo anunciou a equipe, que pretende focar seus esforços na última corrida do ano para obter melhores resultados. Assim, se Alonso vai ou não pilotar para a equipe inglesa, só iremos saber no mês que vem, quando a poeira do campeonato tiver baixado.

Portanto vamos aguardar o dia 23 de novembro quando o campeonato será decidido nas areias quentes do deserto de Abu Dhabi. Minha aposta Rosberg: vence e Hamilton campeão simples assim.

Até a semana que vem…

* Advogado, fã da Fórmula 1 desde 1970, e apaixonado pela Ferrari

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: