Biblioteca Itinerante leva conscientização ambiental à comunidade de Araguari
sáb, 15 de novembro de 2014 01:05MEL SOARES – A culminância da 13ª edição do projeto “Adote uma Árvore” – Um novo olhar para o verde – com ênfase na Árvore do Saber realizado através da Biblioteca Itinerante ocorreu no canteiro central da avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo, próximo ao Mercado Municipal, na tarde desta sexta-feira, 14.

Canteiro central da avenida Theodolino foi palco de ações da secretaria de Educação. Foto: Gazeta do Triângulo
As atividades foram promovidas pela secretaria de Educação por meio do programa ambiental Gira Sol juntamente com os alunos das escolas municipais, que desde o início do segundo semestre estão empenhados em realizar trabalhos em prol da preservação ambiental.
Para a coordenadora do programa Silvia Helena Fernandes, tais atividades são de extrema importância para a mudança de consciência ambiental. Em entrevista, ela explica sobre as ações. “A nossa ação hoje, é expor fotografias e trabalhos promovidos pelos próprios alunos. Além disso, estamos instalando 37 placas ao lado das árvores com os nomes das respectivas espécies em algumas partes do canteiro central”.
Segundo informou a secretária de Educação Iara Faria, trata-se de atividades que despertam um olhar diferente das crianças e jovens, sobretudo, em relação aos cuidados com o planeta. Em entrevista, ela também fala a respeito da Alfabetização. “Hoje comemoramos o dia Nacional da Alfabetização e por isso, estamos aproveitando para alertar a comunidade a respeito da importância deste tema, bem como, do hábito da leitura. Por isso, trouxemos diversos livros, jornais e revistas para que as pessoas se conscientizem da importância de se informarem através destes meios de comunicação”, ressalta Iara Faria.
Exemplos de turma consciente
Ana Nikelly Ribeiro, Júlia Alves, Geovana Mendes e Camila Castro fazem parte do 5º ano A do CEM Mário da Silva Pereira. Durante a consolidação do projeto, as alunas de 10 e 11 anos de idade ressaltaram a respeito do projeto promovido pela turma neste semestre, denominado RRR – Reduzir Reciclar e Reutilizar. “Na porta da nossa sala colocamos três latões, com o objetivo de recolher papelão, plástico e alumínio. Todos os alunos da escola ajudam, trazendo esses produtos de casa; depois eles são encaminhados para a Ascamara”.
Conforme informaram, após o início da prática do projeto suas atitudes se modificaram não só no contexto escolar, mas no dia a dia. “Estamos mais conscientes em relação às consequências de jogar o lixo no chão e também sobre a importância da reciclagem. Sabemos que somos importantes para o futuro, por isso, temos que preservar a natureza”, finalizaram as alunas.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Tremor não impacta as barragens seg, 15 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO -13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- Motoristas da Saúde de Tupaciguara recebem treinamento abrangente focado em qualidade e ética dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Federal e concessionárias seguem mobilizadas com passagem de super carga dom, 14 de dezembro de 2025
- Supercopa Panda Mito – São Bernardo dom, 14 de dezembro de 2025
- Série Bronze de Futsal LAFS – Elo Imports dom, 14 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Romaria desenvolve programa especial de Natal com entrega de presentes dom, 14 de dezembro de 2025
- Projetos de Lei são aprovados em sessão extraordinária da Câmara dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente encerra atividades do Progea 2025 dom, 14 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...


PARABENS, pela iniciativa de JULIA ALVES em conjunto ANA NIKELLY, GEOVANA MENDES E CAMILA CASTRO, EM RESPEITO A PRESERVAÇÃO, LEITURA E A RECICLAGEM DE MATERIAIS em relação as consequencias que pode causar jogando lixo no chão.