Menina de 12 anos morre vítima de catapora em Araguari
qui, 23 de outubro de 2014 00:50
Catapora é frequente e benigna entre menores de 10 anos; sintomas são acentuados em adolescentes e adultos. Foto: Divulgação
DA REDAÇÃO – Uma doença que pode não ser inofensiva tanto quanto parece, principalmente em maiores de 10 anos. Uma adolescente de 12 anos morreu em consequência de catapora no último sábado, 18, em Araguari. Segundo informações da secretaria de Saúde, ela estava sob acompanhamento médico há 10 dias, mas não resistiu.
A menina morava no bairro Aeroporto e deu entrada no Pronto Socorro, no dia 8 de outubro, com sintomas da doença também conhecida como varicela. A paciente foi transferida para a Santa Casa, internada inicialmente em um quarto isolado e posteriormente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “No dia 14 ela teve febre alta, começou a apresentar sintomas agudos,” contou a coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono.
Até outubro, foram registrados 65 casos de catapora em Araguari, alguns deles envolvendo adolescentes e adultos, mas sem complicações. A coordenadora afirma que a época do ano e o clima favorecem a incidência do vírus varicela-zóster.
“Tivemos um caso de morte isolado. A varicela aparece de forma mais agressiva em adultos e principalmente em adolescentes porque eles costumam ter baixa imunidade. O adolescente não se alimenta direito, não se hidrata. Diferente de crianças, que os pais têm mais controle e demandam mais cuidados,” explicou a responsável pelo departamento de Epidemiologia.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) garantiu que não há nenhum tipo de surto nem anormalidade em relação à doença no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
CUIDADOS
A vacina tetraviral foi inserida no calendário nacional em 2013 e protege contra rubéola, sarampo e caxumba. Principal meio de prevenção, é oferecida na rede pública apenas para crianças de um ano e três meses a menores de 2 anos.
Nesse sentido, uma alimentação adequada e higienização fazem a diferença. “O vírus está circulante e pode permanecer no corpo da pessoa 10 a 21 dias sem se manifestar. Basicamente, em qualquer lugar público,” explicou Lúcia Hirono.
As coceiras nas lesões provocadas pela varicela são a principal dificuldade dos pacientes. “Não pode coçar. Apesar do alívio, se o paciente encostar em alguma superfície contaminada e depois coçar a lesão, ele pode contaminá-la. É difícil evitar, mas importante,” ressaltou.
MAPA DA CATAPORA NA REGIÃO
A reportagem apurou que na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além do caso em Araguari, foram três mortes em Patos de Minas, uma em Uberaba e uma em Uberlândia. Confira abaixo um quadro com os casos notificados em 2013 e 2014:

* CASOS NOTIFICADOS DE VARICELA EM 2013 E 2014. DADOS DA SUPERINTÊNDENCIA REGIONAL DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Tremor não impacta as barragens seg, 15 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO -13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- Motoristas da Saúde de Tupaciguara recebem treinamento abrangente focado em qualidade e ética dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Federal e concessionárias seguem mobilizadas com passagem de super carga dom, 14 de dezembro de 2025
- Supercopa Panda Mito – São Bernardo dom, 14 de dezembro de 2025
- Série Bronze de Futsal LAFS – Elo Imports dom, 14 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Romaria desenvolve programa especial de Natal com entrega de presentes dom, 14 de dezembro de 2025
- Projetos de Lei são aprovados em sessão extraordinária da Câmara dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente encerra atividades do Progea 2025 dom, 14 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

