Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Obras de escritor araguarino ganham série de debates na região

qua, 22 de outubro de 2014 10:09

Iniciativa inédita, “Jornada Geraldo França de Lima” prevê diversos eventos

.

.

P.J. GODOY – Um resgate à memória de um dos principais escritores da região. Pela primeira vez, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) abre as portas para debates e conferências acerca das obras do araguarino Geraldo França de Lima.

Promovida por integrantes do programa de Pós-Graduação em Letras, a “I Jornada Geraldo França de Lima” prevê palestras, conferências, mesa-redonda e vários atributos que façam das obras do escritor objeto de estudo aos participantes.

Nascido em 1914, o araguarino se tornou diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras com obras como “Serras Azuis” (1961), “Brejo Alegre” (1964), “Jazigos dos Vivos” (1969), “O nó cego” (1973) e “A pedra e a pluma” (1979). Além disso, somou importantes passagens fora dos limites do município.

No Rio de Janeiro, ingressou na vida literária somando amizades com escritores como Guimarães Rosa e o francês Georges Bernanos. Antes disso, ocupou o cargo de assessor do então presidente Juscelino Kubitschek e do presidente do Conselho de Ministros, Tancredo Neves.

Geraldo França de Lima faleceu na capital carioca em março de 2003. Em 2014, quando completaria 100 anos, recebeu uma homenagem póstuma em um evento na Biblioteca Municipal “Professor Paulo de Oliveira” em Araguari. Suas obras também foram reconhecidas em outra ocasião na Academia Brasileira de Letras.

Na próxima terça-feira, 28, quem passar pela sala 209 do bloco 1U do Campus Santa Mônica, na UFU, poderá conhecer e debater acerca das páginas que eternizaram Geraldo França de Lima na literatura nacional. Todas as atividades, das 8h30 às 17h30, são gratuitas e não exigem inscrições antecipadas, apesar de haver lista de presença e emissão de certificados. Para conferir a programação completa, basta acessar o endereço: www.comunica.ufu.br/.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: