Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros registra, em média, cinco acidentes com motos por dia

qua, 8 de outubro de 2014 00:26

DA REDAÇÃO – Aproximadamente cinco acidentes envolvendo motos por dia são registrados em Araguari, segundo o Corpo de Bombeiros. Os números assustam: em um mês, a média chega a 150 ocorrências. Só no último sábado, 4, foram atendidos 10 motociclistas e na manhã de ontem, os bombeiros resgataram três vítimas desse tipo de incidente em duas horas.

Perigos do trânsito: acidentes envolvendo motociclistas ocupam primeiro  lugar em atendimento dos bombeiros. Foto: Arquivo

Perigos do trânsito: acidentes envolvendo motociclistas ocupam primeiro lugar em atendimento dos bombeiros. Foto: Arquivo

Eram seis horas da manhã quando as equipes se deslocaram até a avenida Nicolau Dorázio, no bairro Industriários, para socorrer um homem de 32 anos que estava caído ao solo. Ele sofreu escoriações nos braços e no rosto sendo necessário encaminhá-lo ao Pronto Socorro onde ficou sob cuidados.

Na rua Joaquim Barbosa, palco frequente de acidentes, um homem de 50 anos conduzia uma motocicleta Yamaha de cor vermelha, momento em que um cachorro invadiu a pista. Ele perdeu o equilíbrio e caiu no chão, sofrendo uma contusão na perna esquerda e escoriações. Na mesma hora, outra equipe dos bombeiros se deslocou para a avenida Miguel Assad Debs, no bairro Santa Terezinha. Uma batida entre carro e moto resultou em ferimentos para a condutora de 49 anos. Com a queda, ela teve contusões e escoriações.

PRINCIPAIS CAUSAS
Muitos fatores influenciam para que esse tipo de incidente ocorra, mas segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Márcio Henrique Soares, desrespeito às leis de trânsito e falta de direção defensiva são os principais. “Muitos não respeitam a sinalização ou confiam na preferência, uso de bebida alcoólica, alta velocidade. A frota da cidade cresceu. Com as facilidades de crédito, ficou mais fácil comprar motos e carros, mas nem sempre o condutor se preocupa com a habilitação,” destacou.

ATENÇÃO REDOBRADA
Alguns dos principais locais com maior incidência de acidentes com moto são os cruzamentos, como o da rua dos Inhambus com a Raul José de Belém (Bosque), avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo com as ruas Pedro Nasciutti e Quinca Mariano, Virgílio de Melo Franco com a avenida Joaquim Aníbal e entre as avenidas Mato Grosso e Minas Gerais (Centro).

SEMPRE ALERTA
No trânsito, é impossível defender motociclistas ou motoristas. “A responsabilidade é balanceada. Falta atenção das duas partes,” ressalta o bombeiro. Mas quem está na moto acaba levando a pior. Fratura nas pernas e escoriações são os principais ferimentos resultantes da batida.

A principal recomendação do subcomandente dos bombeiros para evitar esse tipo de transtorno no trânsito é estar sempre alerta, respeitar as leis de trânsito e jamais confiar na preferencial. “São esses cuidados que fazem do trânsito um lugar mais seguro,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: