Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Nível dos reservatórios da região pode continuar baixo no período chuvoso

qua, 24 de setembro de 2014 00:21
Reservatório de Emborcação é um dos principais do Triângulo Mineiro. Foto: Arquivo

Reservatório de Emborcação é um dos principais do Triângulo Mineiro. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – Os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba continuam baixos e devem permanecer assim por um longo tempo. A média de volume de água somada de cada um deles melhorou em relação ao início desse mês, subindo de 20,1% para 22,2%, registrada neste domingo, 22. Mesmo com o leve aumento, o nível ainda é inferior ao menor índice registrado, de 22,31% em 2001. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em entrevista à Gazeta do Triângulo no final de junho, o pós-doutor em Geografia Física, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Araguari (CBH), Antônio Giacomini Ribeiro, afirmou que 2014 foi um ano atípico. Estima-se que tenha chovido somente 40% do total do volume de precipitações esperadas para o começo do ano. “Nos meses de janeiro e fevereiro não choveu o esperado,” declarou.

Mesmo com as chuvas esperadas para este período do ano, o especialista afirmou em uma entrevista que os reservatórios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba têm previsão de voltar a operar com capacidade normal somente em 2017.

A baixa expectativa havia sido alertada por ele anteriormente. “Teremos escassez de chuva até início de outubro, e não vai ser suficiente para uma recuperação razoável,” declarou.

Apesar disso, tanto o governo federal quanto o presidente da CHB descartaram a possibilidade de racionamento de energia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: