Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Goiano que não gosta de pequi

qua, 3 de setembro de 2014 00:00

Abertura Ficha Técnica
Baiano nascido em escola particular. Mineiro despreocupado com altos impostos. Gaúcho que dispensa preconceitos. Carioca que jamais esteve na mira de assaltantes. Paulista quase uma hora no banho. Da família brasileira, torcedores levam a polarização dos costumes para as arquibancadas, mas assumem outra identidade. Afinal de contas, nem tudo é o que parece.

As diferenças de um país onde nem tudo é o que parece. Foto: Divulgação

As diferenças de um país onde nem tudo é o que parece. Foto: Divulgação

Atos de preconceito insistem em atribuir o macaco como forma de ofensa, porém esquecem que vivemos no país das tartarugas, onde tudo se resolve no ritmo da espécie, até o racismo. Pensamos em criar talento dentro dos gramados, porém abdicamos de difundi-lo fora deles. Na pátria para todos, a diferença racial ainda predomina do posto de saúde ao cárcere privado.

Outro dia, saudosos pensadores alertavam – “Nem tudo que reluz é ouro, nem televisionado”. Dos dez maiores artilheiros da história do Grêmio, três eram negros. Alcindo, Marino e Juarez certamente sentiriam a dor de um fracasso se testemunhassem o que a sua torcida protagonizou. Cedemos à hipocrisia, mas preferimos viver de maneira hostil. Fingir valentia parece a saída para se exibir viril.

Pensamos em reestruturar o esporte, mas somos comandados por uma cartolagem da família dinossauros. Estufamos o peito para mencionar o país do futebol, porém 23,4% da nossa população sequer se interessa pela seleção. Por falar nela, depois de assistirmos uma aula de alemão na Copa do Mundo, lhes ensinamos a linguagem do vôlei.

Curioso é criar estádios para 60 mil onde menos da metade detém condições para entrar. Enquanto pensava nas diferenças deste país, meu café esfriou. Sou mineiro e amante de pão-de-queijo, mas não ouse me oferecer uma broa. Assim como Nelson Rodrigues, creio que toda unanimidade é burra. Por isso, respeito aquele goiano que não gosta de pequi.
vinheta pj

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: