Testes rápidos de HIV e hepatites são disponibilizados para moradores do distrito de Piracaíba
sex, 27 de junho de 2014 01:37
Ação “Fique Sabendo” foi realizada na última quarta-feira, 5, no “horário do trabalhador”. Foto: Reprodução / Internet
DA REDAÇÃO – Uma equipe do Centro de Apoio Especializado – CAE DST/Aids esteve no Distrito de Piracaíba, na última quarta-feira, 25. A ação “Fique Sabendo”, do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Itinerante, tem um nome que diz tudo: a melhor forma de combater ou eliminar uma doença é o diagnóstico precoce. Pensando nisso, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C foram disponibilizados para os moradores das 17 às 21h, o chamado “horário do trabalhador”.
A coordenadora do CAE, Márcia Beatriz Sardela, afirma que o atendimento noturno busca alcançar principalmente trabalhadores que não podem se consultar em outro momento do dia. “No caso do distrito, muitos são trabalhadores rurais,”disse.
No entanto, a iniciativa não teve o alcance desejado. Apenas 20 pessoas fizeram os testes, número cinco vezes menor do que o obtido em uma ação semelhante no ano passado. “Infelizmente não conseguimos a divulgação desejada devido a desencontros no posto de saúde local, que não informou a população,” expôs.
Uma nova visita está programada para Piracaíba em novembro. Em breve, será a vez do distrito de Amanhece e do bairro São Sebastião receber a equipe. “Os testes são adquiridos pelo estado de Minas. Como eles acabaram, estamos aguardano o próximo lote para definirmos as datas,” revelou a coordenadora.
Araguari é uma das cidades que mais recebe os testes rápidos, afirmou Márcia Sardela. São 250 exames por mês. A unidade do CAE no Centro chega a realizar de 10 a 15 testes de HIV por dia. “A procura na unidade tem aumentado. Como usamos todos os exames, eles não vencem e também não há devoluções; o Estado manda sempre uma boa quantia,” explicou.
Informações a respeito do atendimento podem ser obtidas no CAE, situado à praça José Rodrigues Alves, ou através do telefone 3690-3023. Horário de atendimento: das 7 às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...