Exposição e livro sobre o fotógrafo Geraldo Vieira ganham destaque na capital do país
sex, 12 de junho de 2026 08:00Da Redação

Legenda: Um homem à frente do seu tempo, que transformou instantes em memória e fez da fotografia um legado. Geraldo Vieira levou o nome de Araguari para além das fronteiras e eternizou, através de suas lentes, capítulos importantes da história do Brasil.
Fotógrafo foi responsável por contar em imagens a história da construção da capital do país
O Espaço Israel Pinheiro em Brasília | DF apresenta, a partir do próximo dia 25 de junho (quinta-feira), a exposição “Brasília: Geraldo Vieira”. O olhar do fotógrafo araguarino que contou através de suas lentes, um pouco da história da construção da nova capital do Brasil, será apresentado ao público em uma exposição que seguirá em cartaz até o mês de setembro. Uma homenagem da FIP aos 66 anos de Brasília, celebrados no último dia 21 de abril.
Durante este período, alunos de escolas da rede pública e privada de Brasília participarão de atividades educativas, a partir de projeto elaborado pela coordenação de espaços museológicos da Fundação Israel Pinheiro.
Na sessão de abertura da exposição, a Fundação Israel Pinheiro e a Editora Afluente lançarão a edição especial da obra “Brasília: Geraldo Vieira”, da jornalista mineira Fernanda Torquato. Fruto de parte da tese de doutorado da autora, o livro é um verdadeiro tesouro para os admiradores da história da capital do país.
As fotografias de Geraldo Vieira que constam no livro e na exposição são, ao mesmo tempo, documento histórico e gesto poético. Foram escolhidas de um acervo raríssimo de 457 negativos em formato 6×6, registrados com Rolleiflex, que retratam a ousadia de um país em construção.
Ousadia também do próprio fotógrafo, que com o improviso de um cabo extensor para fotografar por cima de um cabo de vassouras, proporciona ao leitor um ângulo inédito de personagens que fizeram parte da grande aventura que foi construir Brasília.
O prefácio, escrito por Henrique Vieira, neto e guardião do acervo, abre o livro com lembranças íntimas — do Escort cinza do avô, aos laboratórios do Foto Geraldo — e conta a trajetória de um repórter nato que partiu de Araguari para acompanhar o nascimento da nova capital federal.
Ao folhear as páginas do livro “Brasília: Geraldo Vieira”, o leitor encontrará fotografias que documentam a participação de indígenas na Primeira Missa; registros de diferentes estágios da construção de prédios públicos, cenas dos trabalhadores nos canteiros de obras e no Núcleo Bandeirante; a cobertura da visita do presidente dos Estados Unidos, o General Dwight D. Eisenhower a Brasília e os eventos de inauguração, com cenas noturnas raríssimas e imagens do Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, que reuniu pilotos em Ferraris, Porsches e Maseratis.
No livro, as fotografias de Geraldo são acompanhadas de textos jornalísticos literários que situam o leitor em relação aos acontecimentos oficiais, mas também trazem relatos de quem conviveu com Geraldo Vieira e participou das viagens de Araguari para Brasília. Há também uma pitada de imaginação embasada, quando a autora tenta supor o que Geraldo estava pensando quando produziu aquelas imagens.
Ao captar o mundo à sua volta, Geraldo revelava também os contornos da própria sensibilidade. Seu legado, por isso, não está apenas no valor histórico das imagens, mas no modo como essas imagens desenham, com luz e sombra, a complexidade de um sujeito que soube se expressar melhor com a câmera do que com as palavras.
De forma geral, a publicação resgata e celebra parte do legado de Geraldo Vieira, um fotógrafo que ainda não é tão conhecido pelos brasileiros, mas que produziu uma contribuição imagética importante registrando tanto a utopia modernista da construção de Brasília, como a vida no interior de Minas Gerais.
“Brasília: Geraldo Vieira” é um convite para observar o nascimento da capital federal e de um novo modelo de país através de um olhar que soube transformar o instante em história. É um livro que se lê com os olhos e se sente com a memória.
SOBRE A AUTORA
Fernanda Torquato é jornalista graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em História, também pela UFU.
Atualmente pesquisa história e fotografia e é editora do programa Terra de Minas, da Tv Globo, onde eventualmente também faz reportagens sobre temas ligados à cultura. Também é fotógrafa especializada em cobertura de eventos de dança.
FIP: GENTE CUIDANDO DE GENTE
Em 1994, familiares e amigos de Israel Pinheiro criaram a FIP, com o objetivo de salvaguardar sua memória, preservando seu legado e ideias. Como Fundação, com regras e estatuto aprovado pelo Ministério Público, a Fundação Israel Pinheiro coordena e orienta projetos variados nas áreas de urbanização, planos diretores, educação, tecnologia, cultura, geração de trabalho e renda, patrimônio histórico, etc.
Nos cuidados com o Espaço Israel Pinheiro em Brasília | DF e Museu Casa João e Israel Pinheiro em Caeté | MG, além do desenvolvimento de projetos em várias regiões do Brasil, a FIP mantém viva a chama republicana e social que “ardia” no peito de seu baluarte. Nascemos e vivemos para este fim: cuidar de gente como a gente, valorizando suas histórias, costumes e tradições, defendendo os menos favorecidos e esquecidos.
GERALDO E A GAZETA
Além de ter sido um grande colaborador da Gazeta com seus registros da cidade, eventos e momentos do cotidiano, Geraldo Vieira fazia questão de levar exemplares do nosso periódico em suas viagens à capital.
Com orgulho, apresentava a Gazeta a amigos, autoridades e personalidades que encontrava pelo caminho, compartilhando as notícias, os acontecimentos e as riquezas culturais de sua terra natal. Sua memória e seu legado permanecem vivos em suas fotos e nas páginas deste jornal.

Legenda 2 FOTOS : Alguns dos muitos registros que Geraldo Vieira eternizou através de suas lentes e que, ao longo dos anos, também ganharam espaço nas páginas da Gazeta do Triângulo. Imagens que atravessam gerações, preservam memórias e ajudam a contar a história de Araguari e do Brasil com sensibilidade, talento e olhar apurado. Um legado que permanece vivo em cada fotografia.

Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sistema OAB-MG lança Programa de Aceleração das Subseções (PÁS) sex, 12 de junho de 2026
- 13ª Conferência Municipal debate fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes sex, 12 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE JUNHO sex, 12 de junho de 2026
- Exposição e livro sobre o fotógrafo Geraldo Vieira ganham destaque na capital do país sex, 12 de junho de 2026
- Secretários escolares participam de capacitação sobre o Educacenso promovida pela Secretaria de Educação sex, 12 de junho de 2026
- Operação da Polícia Militar termina em confronto e morte de suspeito na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de junho de 2026
- Incêndio em residência mobiliza militares da 2ª Companhia de Bombeiros. sex, 12 de junho de 2026
- Araguari se prepara para a Copa do Mundo e incentiva decoração regularizada de ruas e bairros sex, 12 de junho de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia acesso à saúde bucal com entrega de próteses dentárias sex, 12 de junho de 2026
- RADAR – 12 DE JUNHO sex, 12 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...