Maio Amarelo mobiliza escolas e reforça conscientização no trânsito em Araguari
qui, 7 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Estudantes participam de atividades educativas durante a abertura do Maio Amarelo.
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional e apartidário que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e a redução de acidentes. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos registrados diariamente nas vias urbanas e rodovias, tanto no Brasil quanto no mundo. Mais do que informar, o movimento pretende incentivar mudanças de comportamento e atitudes mais responsáveis por parte de motoristas, ciclistas e pedestres.
O Maio Amarelo também reforça a necessidade de união entre diferentes setores da sociedade, incluindo governos, empresas, entidades de classe e a população em geral. A proposta é promover um esforço coletivo em prol de um trânsito mais seguro, humano e consciente, destacando que a responsabilidade é compartilhada por todos.
Em Araguari, a Prefeitura aderiu à campanha por meio das secretarias de Educação e de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com a Segunda Companhia de Bombeiros Militar e com o 53º Batalhão de Polícia Militar. As atividades tiveram início no dia 4 de maio e estão sendo desenvolvidas na rede municipal de ensino, com foco na formação de cidadãos mais conscientes desde a infância.
A abertura oficial aconteceu na Escola Municipal “Mário da Silva Pereira”, reunindo os projetos “Poetizando o Trânsito” e “Bombeiros nas Escolas”. Durante a programação, os alunos participaram de atividades educativas voltadas à prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros, combate a incêndios e orientações sobre como agir em situações de emergência.
O prefeito Renato Carvalho destacou a importância do trabalho preventivo nas escolas. “Educar nossas crianças é investir em um futuro mais seguro para todos. O Maio Amarelo nas escolas leva conhecimento que salva vidas e fortalece a cidadania desde cedo.”
O vice-prefeito Wesley Lucas ressaltou a união de esforços entre os órgãos envolvidos. “Essa integração entre educação, trânsito, saúde e forças de segurança é fundamental para ampliar o alcance das ações e formar uma geração mais consciente e responsável.”
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Joaquim Fernandes, enfatizou o papel da conscientização. “Nosso objetivo é trabalhar a educação para o trânsito de forma contínua. Quando ensinamos desde cedo, contribuímos diretamente para a redução de acidentes e para um trânsito mais humano.”
Com ações educativas e integradas, o Maio Amarelo em Araguari busca sensibilizar a comunidade escolar e ampliar o alcance das informações, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro para todos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...