Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Fiéis reforçam a fé e participam das celebrações do dia de Corpus Christi

qua, 18 de junho de 2014 00:03
 As procissões são tradicionais no dia de Corpus Christi, em Araguari acontece após a missa e adoração. Foto: Divulgação

As procissões são tradicionais no dia de Corpus Christi, em Araguari acontece após a missa e adoração. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Nesta quinta-feira, 7, é celebrado o dia de Corpus Christi, expressão latina que tem como significado Corpo de Cristo. O evento, com data móvel, ocorre 50 dias depois da Páscoa, contudo, a data constitui feriado municipal em diversas cidades do país, especialmente as localizadas no sul e sudeste do país desde 1961.

Para os devotos, a solenidade do Corpo de Deus objetiva estimular a participação de todos na missa e reavivar a consciência da presença permanente de Cristo junto a seu povo, especialmente no Santíssimo Sacramento.

As igrejas católicas de Araguari se preparam visando a festa religiosa. Na igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, é aguardado um grande número de fiéis vindos também de outras cidades da região. Durante a missa,  o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, neste momento ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual o pão e vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo.

“Este é o momento mais importante de toda a celebração, é quando a hóstia se torna consagrada. No dia de Corpus Christi celebramos o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo,” contou Maria de Fátima Costa, que frequenta a paróquia e participa anualmente das celebrações.

Além da missa, outro ponto forte do festejo é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis irão passar, assim, são confeccionados tapetes com desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão. Segundo o padre Hudson Inácio de Almeida, responsável pela paróquia Nossa Senhora do Rosário a procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. Segundo a organização, as celebrações programadas são compostas por três partes, sendo a missa, que acontece às 16h, a procissão pelas proximidades da igreja e por fim a adoração. “Aproveito a oportunidade para convidar a todos que compareçam para a celebração da missa e adoração que iremos realizar. Estendo também o convite a todos os fiéis, independente da igreja ou paróquia,” disse.

Turismo

No Brasil, algumas procissões são famosas, como a da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, que foi inclusive, a primeira cidade brasileira a enfeitar as ruas nessa data. As cidades do interior do Brasil são as que mais se destacam no “quesito” procissões e recebem anualmente dezenas de visitantes, à procura de descanso ou da participação nas procissões.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: