Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Gazeta na Copa: embalada por estréia, seleção encara novo desafio rumo ao hexa

ter, 17 de junho de 2014 00:03
Torcida brasileira espera mais uma vitória do Brasil. Foto: Divulgação

Torcida brasileira espera mais uma vitória do Brasil.
Foto: Divulgação

P.J. GODOY – Fortaleza, cidade de 288 anos de história. Endereço de mais de 2,5 milhões de habitantes. Berço de uma rivalidade centenária entre Ceará e Fortaleza Esporte Clube. Ao menos durante 90 minutos, a capital cearense será a casa do Brasil, onde todas as torcidas vestirão a mesma camisa.

Colorida de verde-amarelo, a quinta maior cidade do país será o palco do segundo desafio da seleção brasileira rumo ao hexa. Depois de bater a Croácia na abertura da Copa, a trupe de Neymar e companhia mede forças com o México, que entra em campo com perspectivas semelhantes.

Após superar Camarões e a patética arbitragem na partida de estréia, o país de Chaves, Kiko e Dona Florinda precisa apenas de uma vitória para garantir a classificação para a próxima fase. Caso consiga alcançar a meta, esta será a sexta participação consecutiva da equipe nas oitavas de final.

Apesar da conturbada campanha nas eliminatórias, quando somaram duas vitórias em dez jogos, os mexicanos contam com o apoio de sua torcida para quebrar as barreiras do território inimigo. Ao todo, 60 mil torcedores devem desembarcar no Brasil para acompanhar a seleção durante o torneio.

Com um sistema composto por três zagueiros e dois atacantes, o México prioriza a retenção da bola no meio de campo, avançando de maneira vertical. É como se todos os jogadores das laterais e do centro ataquem ao mesmo tempo. Foi assim no único gol válido diante dos africanos na última semana.
.

Retrospecto de tropeços, história de sucesso

Há dois anos, o México afundou o sonho brasileiro do ouro olímpico no futebol. Foto: Divulgação

Há dois anos, o México afundou o sonho brasileiro do ouro olímpico no futebol. Foto: Divulgação

Desde 1982, a seleção brasileira consegue a classificação antecipada para a segunda fase da Copa. Sempre com duas vitórias nos duelos iniciais, o Brasil espanta com facilidade a sombra de um fracasso precoce em mundiais. O sucesso, entretanto, não é refletido no retrospecto ante os mexicanos.

Nos últimos cinco confrontos entre as seleções, foram três vitórias dos brasileiros contra dois triunfos dos adversários. Entre os tropeços mais emblemáticos, estão a final da Copa das Confederações de 1999, quando o México bateu o Brasil por 4 a 3, e a decisão dos Jogos Olímpicos de Londres, quando o sonho do ouro olímpico afundou após uma derrota por 2 a 1.

Em 2013, brasileiros e mexicanos se enfrentaram no mesmo estádio desta terça-feira, 17. Naquela ocasião, os comandados de Luiz Felipe Scolari entravam no estádio Castelão em busca da vaga na fase seguinte da Copa das Confederações. No evento preparatório para o mundial, a torcida viu um time embalar no caminho ao título da competição. Resta saber se na trilha rumo ao topo do futebol, a segunda página de uma nova história seguirá o roteiro anterior.

Horário: 16h
Local: Estádio Castelão (Fortaleza-CE)
Arbitragem: Cuneyt Cakir (Turquia)

Prováveis escalações:
Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk (Ramires) e Neymar; Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

México: Ochoa; Rodríguez, Héctor Moreno e Rafa Marquez; Aguilar, Herrera, Vázquez, Guardado, Layún; Giovani dos Santos e Peralta (Hernandéz). Técnico: Miguel Herrera.
.

IMAGEM DA SEMANA

gc imagem
Torcedores japoneses catam lixo após jogo na Arena Pernambuco

Foto: Divulgação
.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: