VIRA-LATA – 19 DE FEVEREIRO
qui, 19 de fevereiro de 2026 08:00
Felca – opinião
Na semana passada, o influencer digital Felca utilizou as redes sociais para lembrar o quanto é importante a discussão sobre o caso do cão Orelha, para que não caia no esquecimento e ações concretas sejam tomadas para reduzir os índices altos de maus-tratos no Brasil. Durante o vídeo publicado no Instagram, o influencer inicia sua fala dizendo ser ótimo o caso do cãozinho ter chocado a população, pois isso mostra que ainda somos humanos. O fato da investigação ter durado semanas para ser finalizada causou desconfiança, mesmo porque inicialmente eram seis investigados e no final das contas a culpa caiu nas costas só de um, mesmo diante a análise de câmeras de segurança e o depoimento de testemunhas.
Dados alarmantes
O Brasil ocupa posições ruins em rankings internacionais de proteção animal, com 13 registros de maus-tratos por dia e se não houver modificação na forma de proteger os animais o caso do Orelha vai ser só mais um e não haverá nenhuma mudança significativa. “Quando a repercussão passa, os abusos seguem longe de vídeos virais, sem intervenção rápida e, muitas vezes, sem consequência”, destaca Felca.
Canal de denúncia
Em seu relato, Felca elucida como funcionam as denúncias atualmente. “Cada estado funciona de um jeito, os caminhos são confusos e, em muitos casos, a pessoa precisa descobrir sozinha para quem ligar, registrar boletim de ocorrência ou ter flagrante. A complexidade faz com que grande parte das denúncias nunca aconteça”.
A petição feita pelo influencer propõe a criação de um Disque Nacional de denúncia de Maus-Tratos contra Animais, com funcionamento 24 horas e garantia de anonimato. Um número único, simples e acessível, que permita denunciar de forma rápida e segura em qualquer lugar do país.
Dados internacionais
Experiências internacionais mostram que canais únicos de denúncia aumentam significativamente o número de registros e a velocidade das intervenções, e cerca de 30 a 50 mil animais por ano deixaram de sofrer gravemente ou morrer quando denunciar se torna fácil e o risco de punição passa a existir.
“A mobilização em torno do Orelha mostrou que a sociedade se importa. Agora, essa indignação pode virar política pública. Assinar essa petição é transformar a revolta em mudança real, se tornando um passo efetivo para que nenhum animal precise depender da sorte de um vídeo viral para ser protegido”, finaliza Felca. Até terça-feira, 17, foram mais de 750 mil assinaturas.
Homenagem no Carnaval
Na última segunda-feira, 16, um detalhe que chamou a atenção no desfile das escolas de samba foi a homenagem que fizeram ao cão Orelha em carro alegórico homenageando Rita Lee. A Mocidade Independente de Padre Miguel no Grupo Especial fez referência a causa animal e a placa denominada Orelha apareceu fixada entre esculturas de cães.
A alegoria reuniu representantes da causa animal destacando a mensagem de proteção e respeito aos animais, causa valorizada pela cantora conhecida pelo espírito contestador e libertário.
Frase reflexiva
“O aumento das denúncias mostra que estamos menos dispostos a naturalizar a crueldade, especialmente quando ela atinge quem não tem como se defender”. psicóloga Candice Galvão.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- VIRA-LATA – 19 DE FEVEREIRO qui, 19 de fevereiro de 2026
- Bombeiros atendem ocorrências de afogamento e incêndio residencial durante o feriado qui, 19 de fevereiro de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 19 DE FEVEREIRO qui, 19 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 19 DE FEVEREIRO qui, 19 de fevereiro de 2026
- Apenas duas ocorrências de destaque foram registradas na área do 53º BPM durante o feriado qui, 19 de fevereiro de 2026
- Campeonato Mineiro e a mancha deixada pela arbitragem em 2026 qui, 19 de fevereiro de 2026
- Dyogo & Deluca lançam álbum inédito com mais de 20 músicas e celebram 15 anos de carreira qui, 19 de fevereiro de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados promove encontro especial de acolhimento e capacitação para cuidadores qui, 19 de fevereiro de 2026
- Campeonato de Veteranos da LAF tem congresso técnico marcado para 9 de março qui, 19 de fevereiro de 2026
- AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE AVANÇO DA DENGUE E REFORÇA AÇÕES INTEGRADAS EM ARAGUARI qui, 19 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...