LEDA PINHO E VOCÊ – 11 DE FEVEREIRO
qua, 11 de fevereiro de 2026 08:00LEDA PINHO E A VIDA.
Leda não veio ao mundo por acaso; muito pelo contrário, veio para nos inspirar a fazer muitas coisas e, mais ainda, a observar a realidade ao redor com senso crítico, discernimento e envolvimento. Exclusão é uma palavra que não existe para ela. Em seu vasto universo sociocultural, em sua convivência humana e ambiental, também com os animais, Leda sabe entender cada amigo, cada ser existente, incluindo aqueles invisíveis e esquecidos, sem deixar ninguém para trás.
José Lázaro Henriques e Maria Conceição Henriques foram seus pais e também pais de seus nove irmãos.
Inquieta e curiosa, com ideias diferentes da maioria das pessoas, Leda se destacava em tudo o que fazia e insistia em caminhar “de mãos dadas com sua essência”, ignorando preconceitos. Como ela mesma diz: “Nunca tive dificuldade em derrubar padrões estabelecidos”, e por que não dizer, em fazer opções que tinham a ver com sua própria personalidade.
ARTE EM CASA
Desde sempre, Leda conviveu com a arte e a cultura em sua própria casa. Sua mãe, Maria Conceição Henriques, conhecida por todos como D. Neca, era artista dos bordados e das costuras criativas, criadas a partir de seu imaginário rico e de um estilo próprio inconfundível. Seu pai, escritor e poeta, sempre leitor dos melhores autores, escrevia poemas e textos encantadores. Além disso, havia as apresentações de teatro que Leda, suas irmãs e colegas, sob a direção de D. Odette Alamy, apresentavam no Cine Rex de Araguari.
Ganhou poesia de seu pai, elogios de sua mãe, admiração de seus irmãos e irmãs. Inspirou amigas e, como jornalista, conquistou seu espaço no Jornal Gazeta do Triângulo, com a coluna “Leda Pinho e Você”.
Defensora da mulher, ativista feminina, protetora dos animais, foi Secretária de Cultura na gestão do prefeito Milton de Lima Filho. Introduziu o projeto Cultura nos Bairros, levando oficinas e apresentações de literatura, música, teatro e dança.
Escrevemos juntas no Jornal do Pica-Pau Country Clube e no Jornal Diário de Uberlândia, lado a lado na cultura, arte e educação, sempre com seu apoio e parceria.
Amigas sempre, decidimos ir a Montevidéu e ficamos encantadas com o Uruguai de Mujica, rico em cultura e artes, conhecendo a Casa del Pueblo, de Carlos Páez Vilaró (artes visuais), danças nas ruas (candombe), museus, tantos parques verdes e outras maravilhas.
AMIZADE, RESPEITO E EMPATIA COM TODOS
Rodeada de amigas e amigos como Marta Duarte, Heleni Alessi, Lídia Henriques, Raphael Vinicius, Prof. Humberto Silva (dança), Dr. Luiz Cláudio Sardeli (ortopedista), Marta Sardeli (economista), Dr. Fabrício Tadeu Borges (oftalmologista), Lenora Accioly (literatura/teatro), Suzeli Henriques (empresária), Norma Denise (artista plástica), Milton Lima (ex-prefeito e deputado estadual), enfim, tantos outros que fazem parte de sua vida e jamais deixarão de fazer.
É a própria Leda quem fala assim sobre amizade:
“Percebe-se a intensidade de uma amizade pelas situações vividas, sejam as difíceis, sejam as festivas. Amigo não tem que fazer coro com você apenas nos momentos de dor, mas também nas horas de alegria, conquistas, celebrações e brindes!”
ESPECIALMENTE DR. GERALDO FRANÇA DE LIMA, ESCRITOR ARAGUARINO (ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTES)
Leda Pinho tem por ele, nosso escritor araguarino, muita admiração e carinho, cultivando ambos uma grande amizade. Têm o hábito de conversar ao telefone todas as quartas-feiras sobre assuntos diversos: política, cultura, educação no Brasil e outros temas. Pessoas inteligentes e sensíveis que se encontram para comungar afinidades.
ÉPOCAS / ANOS SESSENTA / SETENTA — MÚSICA! FIGURINO!
Vivemos o tempo da brilhantina, jaquetas de couro, saias rodadas, lambreta, ao som de Elvis Presley, Rita Lee, rock, MPB, Roberto Carlos, Jovem Guarda e tantos outros. Muita música boa fez parte dos Anos Dourados.
Festas inesquecíveis que Leda sempre registrou nos jornais que escreveu — e escreve até hoje! Festas do Relicário Scotch Bar, de José Antonio Alamy e Odon Naves: Movie, Navio Fantasma, Festa Brega dos Anos 60! Ah! A vida é uma festa!!!
JORNALISMO / JORNAIS / ONDE LEDA PINHO ARRASOU!!!
BOCA NA BOTIJA
Jornal sob a direção de Cláudio Henrique Levi Domingos. Este jornal ficou famoso por uma reportagem de Leda Pinho sobre o primeiro contrato de união estável entre duas pessoas do mesmo sexo. Para ela, foi muito importante assinar essa matéria. A edição esgotou-se e serviu de tema para debate no curso de Direito da Faculdade UNITRI.
Dr. José Vendelino dos Santos, advogado, cumpriu a parte legal desse primeiro casamento em Araguari.
A coluna de Leda Pinho no Jornal Botija Parda tinha o nome Boca na Botija.
Já no Jornal Diário de Araguari, realizou vários trabalhos importantes, rompendo com as convenções sociais da época, sempre na luta contra preconceitos e discriminações.
Junto com Leda, nas reportagens do Jornal Botija Parda, esteve o fiel amigo fotógrafo João Aleixo.
Finalmente, no Jornal Gazeta do Triângulo, a convite do Sr. Darli Amaral, seu espaço superconhecido “Leda Pinho e Você” viralizou com fotos e fatos de toda a nossa gente em pauta, com informações e reportagens que ficaram na história de uma cidade que tem muito o que contar… Araguari dos meus sonhos… meu sinhozinho de Minas Gerais…
COMO ACADÊMICA DA ALAA — ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE ARAGUARI, AMIGA DO POVO, À FRENTE DO TEMPO, GRANDE MULHER!
Leda Pinho e José Carlos Gomes de Pinho são pais de Luciano, Mônica, Paula e Leandro, e avós de Letícia, Luiza, Bruna, Larissa, Lívia e Bento.
E “Leda Pinho e Você” termina com a frase dela:
“O talento maior da vida é viver e ser feliz.”
FIM.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Hospital Regional de Divinópolis entregue qua, 11 de fevereiro de 2026
- Estrela do Sul dá o pontapé inicial ao Campeonato Municipal de Futsal em Dolearina qua, 11 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 11 DE FEVEREIRO qua, 11 de fevereiro de 2026
- Usina de Emborcação realiza testes de sirenes nos próximos três dias qua, 11 de fevereiro de 2026
- Gado furtado em fazenda de Estrela do Sul é localizado após ação rápida da Polícia Civil qua, 11 de fevereiro de 2026
- Grupiara: prefeito Rogério Machado reafirma compromisso com o asfaltamento entre São Félix e Monte Carmelo qua, 11 de fevereiro de 2026
- Polícia Rodoviária Federal inicia a “Operação Carnaval 2026” nesta sexta-feira, 13 qua, 11 de fevereiro de 2026
- 2º Festival Relicário entra para a história de Araguari com mais de 17 mil pessoas, arrecadação de alimentos e presença de autoridades estaduais qua, 11 de fevereiro de 2026
- LEDA PINHO E VOCÊ – 11 DE FEVEREIRO qua, 11 de fevereiro de 2026
- Vereadores analisam projetos e requerimentos em sessão ordinária qua, 11 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...