Araguari e Minas reforçam cuidados para evitar dengue e outras arboviroses
qui, 5 de fevereiro de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: O Aedes aegypti se prolifera em locais com água parada e é o transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera principalmente em locais com água parada, como caixas-d’água destampadas, pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar. A doença é mais comum durante o verão, quando o calor e as chuvas criam condições ideais para a reprodução do mosquito, acelerando seu ciclo de vida e ampliando os focos de transmissão.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 2 de fevereiro o estado registrou 8.227 casos prováveis de dengue — que correspondem aos casos notificados, excluídos os descartados. Desse total, 2.037 foram confirmados. Até o momento, seis óbitos estão em investigação, sem registro de mortes confirmadas pela doença.
Em relação à febre Chikungunya, Minas Gerais contabilizou 775 casos prováveis, dos quais 535 já foram confirmados. Não há, até o momento, óbitos confirmados ou em investigação associados à doença.
Quanto ao vírus Zika, o estado registra 11 casos prováveis e dois casos confirmados. Assim como nas demais arboviroses, não há registro de óbitos confirmados ou em investigação.
No município de Araguari, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, a última atualização, realizada em janeiro, aponta 131 casos prováveis de dengue. Não há registro de óbitos confirmados ou em investigação.
Para conter a disseminação do Aedes aegypti, é fundamental que a população adote medidas simples, porém eficazes. Entre as principais ações estão: manter caixas-d’água bem vedadas, lixeiras sempre fechadas, colocar areia nos pratos de plantas, armazenar corretamente o lixo no quintal, limpar calhas, cobrir piscinas, vedar ralos e manter tampas de vasos sanitários fechadas. Também é importante higienizar a bandeja externa da geladeira, limpar vasilhas de animais, manter a bandeja do ar-condicionado limpa e cobrir adequadamente cisternas e reservatórios de água. O uso de repelentes e a instalação de telas em portas e janelas complementam as ações de prevenção, ajudando a eliminar possíveis focos do mosquito e a proteger a saúde da população.

Foto 2: Medidas simples, como tampar reservatórios e eliminar água parada, ajudam a conter a disseminação da dengue.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Play bate recorde de matrículas e acessos em Minas Gerais qui, 5 de fevereiro de 2026
- PAPO ODONTO – 5 DE FEREVEIRO qui, 5 de fevereiro de 2026
- DIREITO DE JUSTIÇA – 5 DE FEVEREIRO qui, 5 de fevereiro de 2026
- Ipatinga renova frota de transporte qui, 5 de fevereiro de 2026
- Araguari: homem é resgatado em enxurrada no bairro Goiás qui, 5 de fevereiro de 2026
- Aos 15 anos, atleta se destaca no voleibol e leva o nome de Araguari ao cenário nacional qui, 5 de fevereiro de 2026
- Processo Seletivo Simplificado: prefeitura reforça regras e locais de prova qui, 5 de fevereiro de 2026
- Araguari: acusado de furto é contido por vítima e preso pela Polícia Militar qui, 5 de fevereiro de 2026
- Semifinais da Copa das Instituições acontecem neste sábado qui, 5 de fevereiro de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul anuncia o “Carna Estrela” com entrada gratuita qui, 5 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
