Produtor: não há lei que obrigue o uso de capacete no lugar do chapéu
qua, 4 de fevereiro de 2026 20:21NR-31 não proíbe o uso do chapéu tradicional no campo
FAEMG SENAR | Divulgação
Nos últimos dias, publicações em redes sociais e portais do agronegócio disseminaram a falsa informação de que seria obrigatória a substituição do chapéu pelo capacete no trabalho rural, sob pena de multa. O boato gerou apreensão entre os produtores, especialmente por afetar um elemento tradicionalmente ligado à identidade e ao modo de vida no campo.
É importante esclarecer que não houve qualquer alteração normativa recente sobre o tema. Não existe nova lei que proíba o uso do chapéu ou determine a utilização generalizada de capacetes. O regramento vigente permanece inalterado: o capacete é exigido apenas em situações específicas, conforme os riscos de cada atividade previamente identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) e não de forma automática ou sem análise técnica.
A NR-31 estabelece que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser definidos a partir dos riscos reais da função. Cabe ao empregador fornecer a proteção adequada, inclusive para a cabeça, apenas quando tecnicamente justificada nos termos da NR-06.
O PGRTR é o instrumento responsável por consolidar essa avaliação. Na prática, é necessário analisar cada atividade para identificar perigos específicos como impactos de objetos, choques elétricos ou exposição a agentes térmicos e adotar as proteções compatíveis. Portanto, a norma não proíbe o chapéu tradicional, nem impõe o capacete para toda atividade rural; a exigência é técnica e baseada no risco, caso a caso.
O Sistema Faemg Senar segue acompanhando o tema e reafirma seu compromisso de orientar os produtores de forma segura e juridicamente responsável, atuando no esclarecimento de informações distorcidas ou sensacionalistas que geram insegurança no setor.
Confira a Nota Técnica elaborada pela CNA.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Caravana reúne 45 cidades em Valadares qua, 4 de março de 2026
- Após vazamento de anotações, Roscoe ganha protagonismo na disputa em Minas qua, 4 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 4 DE MARÇO qua, 4 de março de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul intensifica recuperação das estradas rurais após período de chuvas qua, 4 de março de 2026
- Fiscalização apreende 492 quilos de alimentos impróprios e interdita seis comércios na cidade qua, 4 de março de 2026
- Prefeitura de Indianópolis investe na qualificação de motoristas da saúde para garantir transporte humanizado e seguro qua, 4 de março de 2026
- Expectativa de crescimento nas vendas marca o Dia da Mulher em Araguari qua, 4 de março de 2026
- Operações noturnas da PM reforçam segurança em Araguari qua, 4 de março de 2026
- Câmara de Araguari aprova exigência de notificação prévia antes de protesto de dívida ativa qua, 4 de março de 2026
- Câmara aprova seis projetos e discute melhorias em infraestrutura e saúde qua, 4 de março de 2026
> > Veja mais notícias...