Estoques de sangue entram em alerta e Hemominas reforça importância da doação
qui, 8 de janeiro de 2026 08:14Da Redação

Foto 1: Unidade da Fundação Hemominas reforça o chamado à população para doação de sangue.00
A doação de sangue é um ato essencial para a manutenção do sistema de saúde, garantindo o atendimento a pacientes em cirurgias, tratamentos oncológicos, situações de emergência e vítimas de acidentes. Como não existe substituto para o sangue humano, a manutenção dos estoques em níveis seguros é indispensável para salvar vidas.
Durante o período de férias, os estoques costumam apresentar queda significativa. Isso ocorre porque muitas pessoas viajam, alteram a rotina ou deixam de comparecer aos hemocentros, além da redução das campanhas de mobilização. Diante desse cenário, a conscientização e o incentivo à doação regular tornam-se ainda mais necessários.
No dia 7, a Fundação Hemominas divulgou a situação atual dos estoques de sangue. Os tipos O positivo (O+) e O negativo (O-) encontram-se em nível crítico, exigindo agendamento imediato para doação. Os tipos A+, A-, B+, B- e AB- estão em estado de alerta, com necessidade de doações ainda nesta semana. Apenas o tipo AB+ apresenta nível estável, permitindo que o agendamento seja feito em até dez dias.
Para garantir a segurança de doadores e receptores, a Fundação Hemominas segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de protocolos baseados em estudos nacionais e internacionais. Antes da doação, o candidato passa por uma entrevista individual com um profissional de saúde, na qual são feitas perguntas de caráter pessoal. Todas as informações são mantidas em sigilo absoluto, reforçando o compromisso da instituição com a ética e a confidencialidade.
Algumas condições de saúde impedem temporária ou definitivamente a doação, já que determinadas doenças podem ser transmitidas pelo sangue e nem sempre são detectadas nos exames laboratoriais, devido ao chamado período de janela imunológica.
No dia da doação, o candidato não deve estar em jejum. Pela manhã, recomenda-se uma refeição leve, sem gorduras, como café, pão, frutas ou cereais. Após refeições mais pesadas, é necessário aguardar de três a quatro horas, especialmente no caso de alimentos com alto teor de gordura, que podem interferir nos exames laboratoriais.
É obrigatória a apresentação de um documento oficial e original com foto, filiação e assinatura, como carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista ou documentos digitais válidos e verificáveis. O CPF também é exigido.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Candidatos com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doação antes dessa idade. O intervalo mínimo entre as doações é de seis meses. Caso o doador tenha realizado doações em outro serviço de hemoterapia, é necessário apresentar comprovante.
Na Fundação Hemominas, o volume coletado varia conforme o peso e o sexo do doador:
- Homens com peso acima de 50 kg: 450 ml
- Mulheres entre 50 e 55,9 kg: 410 ml
- Mulheres com 56 kg ou mais: 450 ml
O peso é verificado no momento da doação, com desconto de 1 kg referente às roupas.
O procedimento de doação é simples, rápido e seguro. Todo o material utilizado é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação. Pessoas com febre, gripe, resfriado, diarreia recente, gestantes e mulheres no pós-parto estão temporariamente impedidas de doar.
A doação é definitivamente proibida para pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade; que apresentem doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV/Aids, HTLV I e II e doença de Chagas; usuários de drogas ilícitas injetáveis e pessoas com histórico de malária.
Em Araguari, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) funciona na rua José Carrijo, nº 155, no Centro. As coletas ocorrem todas as quintas-feiras, das 7h15 às 11h30, mediante agendamento pelo telefone ou WhatsApp (34) 3690-3174.

Foto 2: O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) está localizado na rua José Carrijo, 155, Centro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- CANTINHO DO MÁRIO – 10 DE JANEIRO sáb, 10 de janeiro de 2026
- Consórcio amplia bases do Samu sáb, 10 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 10 DE JANEIRO sáb, 10 de janeiro de 2026
- Detonautas e Jota Quest agitam o Festival Relicário nos dias 6 e 7 de fevereiro sáb, 10 de janeiro de 2026
- Renato Carvalho destaca importância de debate social para decidir futuro do terreno do Fluminense sáb, 10 de janeiro de 2026
- Araguari: acusado de furto de vítima de acidente é preso, e aparelho celular localizado com receptadores sáb, 10 de janeiro de 2026
- Bombeiros registram ocorrência de incêndio em pizzaria de Araguari sáb, 10 de janeiro de 2026
- Prefeitura anuncia construção de nova Unidade de Educação Infantil com investimento do Governo de Minas sáb, 10 de janeiro de 2026
- Araguari segue sendo palco de vários acidentes de trânsito sáb, 10 de janeiro de 2026
- Do Fantasy Game aos gramados: começa mais uma edição da divertida Panda Mito sáb, 10 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
