Professores recebem acompanhamento psicológico
qui, 12 de junho de 2014 03:09O projeto oferece amparo psicológico aos professores com questões ligadas ao ensino

Os profissionais que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para a Clínica de Psicologia da UFU. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU
DA REDAÇÃO – Através da implantação do projeto “Cuidando de quem ensina: A escuta do sofrimento psíquico dos professores”, os professores da rede municipal de ensino vão receber, ainda neste mês, acompanhamento psicológico. O projeto foi apresentando na última terça-feira (10), no Centro Administrativo Municipal, e será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (Ipufu). O programa oferecerá aos professores municipais a oportunidade de serem amparados psicologicamente devidos eventuais problemas que possam surgir em decorrência da docência.
Os trabalhos acontecerão no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Estudantes do curso de Psicologia da UFU atenderão, gratuitamente, telefonemas de professores com problemas. Algumas situações serão resolvidas pelo telefone. Outros atendimentos devem ser feitos pessoalmente e a pessoa poderá ser encaminhada para grupos de discussões, inicialmente divididos em duas turmas com capacidade máxima de 40 participantes e 20 encontros. A expectativa é que em breve sejam quatro grupos.
“Os grupos de discussões trabalharão para criar impulsos positivos nos participantes que também poderão ser levados para as escolas. Desta forma, será possível diminuir ou melhorar as condições de trabalho e da qualidade de vida de todos”, disse o coordenador do projeto e professor do Ipufu, Luiz Carlos Avelino. Os profissionais que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para a Clínica de Psicologia da UFU.
Os estudantes participantes do projeto são voluntários e estão na fase final do curso de Psicologia da UFU. Eles serão devidamente preparados para lidar com as situações que surgirem. Após esta primeira etapa, o programa será analisado e, se for preciso, serão apresentadas propostas de mudanças.
Juntamente com o “Cuidando de quem ensina: A escuta do sofrimento psíquico dos professores”, a SME continuará desenvolvendo o “Aprendendo com a Emoção – CineAnálise”. A proposta é diminuir a quantidade de afastamentos por problemas de saúde mental dos profissionais e compreender as necessidades dos alunos municipais. Para executar o trabalho, a SME conta com a parceria do Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia (Ceepu). As edições são mensais e exibem filmes relacionados a questões vivenciadas pelos educadores.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- UEMG sob influência de decisão política sáb, 2 de maio de 2026
- MOMENTO BNI sex, 1 de maio de 2026
- Araguari fortalece atenção em saúde mental com capacitação de profissionais da rede básica sex, 1 de maio de 2026
- Alex Peixoto cobra transparência e critérios técnicos no recapeamento asfáltico em Araguari sex, 1 de maio de 2026
- Bombeiros intensificam orientações a banhistas no feriado prolongado sex, 1 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Após sucesso em Monte Carmelo, Programa “Ela Por Inteiro” chega ao distrito de Celso Bueno sex, 1 de maio de 2026
- Expo Araguari 2026 arrecada 37 toneladas e faz história na região! sex, 1 de maio de 2026
- FURANDO A BOLHA – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados entrega recuperação do antigo lixão municipal sex, 1 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
