Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Eleição da Liga Araguarina acontece no dia 15 com duas chapas na disputa

qui, 4 de dezembro de 2025 08:00

Da Redação

Legenda: Anderson Maria e Fernando Metal Aço disputam o pleito

Passada a decisão do Campeonato Amador 2025, as atenções estão voltadas para a eleição que escolherá o novo presidente da Liga Araguarina de Futebol para o quadriênio 2026/2029.

Duas chapas estão concorrendo ao pleito, que está marcado para o dia 15 de dezembro. Anderson Castro manteve sua candidatura, tendo como vice-presidente Reginaldo Américo. Dois grandes militantes do esporte em nossa cidade.

A outra chapa é composta por Fernando Metal Aço, que traz como vice-presidente Jesus Correa, um dos nomes mais importantes da comunicação em Araguari. São também conhecedores do esporte em Araguari.

Qualquer que seja a chapa vencedora, será muito importante que a outra chapa concorrente possa trabalhar junto para o resgate do futebol amador. É preciso ainda que a imprensa esteja ao lado da nova chapa eleita para buscar o melhor para todas as competições da entidade.

É preciso entender que são os clubes que regem e definem todas as situações dentro da Liga Araguarina de Futebol, muito embora essa tese não tenha ficado clara nos últimos anos. Existem muitas pessoas que podem auxiliar a chapa vencedora em todas as competições.

José Edmilson (Zulú) e o repórter esportivo Luiz Muilla são conhecedores natos das competições voltadas aos veteranos (sênior, quarentão e cinquentão) e podem contribuir muito para o resgate e crescimento dessas competições. Outros nomes, como o comentarista Daniel Ferreira e Robson Anselmo Lopes, o Rubão, são nomes que podem auxiliar muito para os campeonatos de divisão de base.

Pelo lado do Interbairros, o futuro presidente deve estar ao lado dos presidentes das associações. Deixe que eles escolham a forma de disputa e como eles querem suas competições a partir de 2026. Afinal, nesse ano, as associações organizaram competições de interbairros paralelas à entidade e foi um sucesso, inclusive de público.

No amador da primeira e segunda divisão é ter a humildade de fazer reuniões antecipadas e buscar o retorno de pessoas importantes do nosso amadorão, que por decepção deixaram de colocar suas equipes disputando o futebol amador.

O futuro presidente precisa levar consigo a consciência de que todas as “porteiras” precisam estar abertas para jogadores que vêm de outras cidades e ligas. Não colocar empecilhos tentando moldar uma competição de modo a restringir atletas araguarinos e de outros municípios.

A nova gestão, a partir de 2026, precisa ainda levar consigo que existem competições da entidade em que suas decisões precisam estar nos bairros, junto ao público, e praças esportivas como a Arena Waldemar Inácio, Cesac III, Peixotão em Amanhece são provas claras disso.

Os nomes são bons, mas é preciso entender que o vencedor necessitará de ajuda, e se tiver a abertura de diálogo fácil com presidentes de bairros, presidentes e diretores de clubes, interatividade fácil com a imprensa, é certeza que tudo caminhará para o resgate do esporte amador. E principalmente o esquecimento de tudo que foi feito de errado nos últimos anos, por pura ignorância e falta de bom senso e diálogo. Não posso falar que vença o melhor, já que os nomes são bons; posso apenas esperar uma boa eleição e que os clubes estejam presentes no dia da votação!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: