DA REDAÇÃO – 20 DE NOVEMBRO
qui, 20 de novembro de 2025 08:00
PONTO FACULTATIVO
A Prefeitura de Araguari decretou ponto facultativo para a próxima sexta-feira, dia 21 de novembro de 2025. A medida é uma emenda ao feriado nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é celebrado na quinta-feira, dia 20 de novembro. De acordo com o comunicado oficial, nesse dia não haverá expediente nos órgãos da administração Pública Direta e Indireta do município. As atividades e o atendimento ao público na maioria das repartições municipais retornarão à normalidade na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro.
SERVIÇOS ESSENCIAIS
O ponto facultativo não se aplica às unidades que prestam serviços essenciais. Conforme estabelece o Decreto, o atendimento será mantido integralmente na UPA, no Hospital de Transição Padre Júlio Cézar Siqueira, nas Centrais de Regulação, no Transporte da Secretaria de Saúde, no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), no CAPS-AD adulto e infantil, além das UBSFs Ipês, Bela Suíça e Milenium.
BANCOS
As agências bancárias não abrirão na quinta-feira, 20, devido ao feriado. Compensações bancárias, como transferências via TED e pagamento de boletos, não serão finalizadas nesta data. Já o Pix, que funciona 24 horas, segue operando normalmente. Na sexta-feira, dia 21 de novembro, os bancos abrem normalmente.
SUPERMERCADOS
A equipe de reportagem do Gazeta entrou em contato com os principais supermercados da cidade e foi informada de que, nesta quinta-feira, o funcionamento será das 7h30 às 14h. A orientação é para que quem costuma deixar as compras para a última hora se antecipe.
NOVIDADE
A Prefeitura de Araguari colocou em operação o novo Serviço Especializado de Gestão da Iluminação Pública, implantado por meio de Parceria Público-Privada entre o município e a concessionária Ilumina Araguari. A empresa passa a assumir toda a gestão do sistema, incluindo manutenção, modernização e ampliação das redes, com foco em aumentar a eficiência energética e reforçar a segurança urbana. A administração municipal afirma que o modelo permitirá respostas mais rápidas e maior qualidade nos serviços prestados à população.
PEDIDOS DE MANUTENÇÃO
Com o início da operação da Ilumina Araguari, os moradores agora têm novos canais para solicitar manutenção na iluminação pública. Pedidos podem ser feitos pelo telefone 0800 034 0010 (de segunda a sexta, das 8h às 17h), pelo aplicativo “Ilumina Araguari”, pelo site iluminaaraguari.com ou pelo WhatsApp (31) 2298-0808. Para registrar o chamado, o usuário deve informar o endereço exato do ponto com problema e seus dados de contato. No aplicativo, também é possível utilizar a função de localização automática, que permite maior precisão e agilidade no atendimento.
FERRAMENTA COMPLEMENTAR
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais reafirmou que o WhatsApp deve ser usado apenas como ferramenta complementar e facultativa para intimações judiciais. A 9ª Câmara Criminal deu provimento ao agravo de um sentenciado de Araguari que havia sido obrigado pelo juízo local a instalar e manter ativo o aplicativo como condição para cumprir prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.
ENTENDA
O TJ-MG decidiu que a não utilização do WhatsApp para intimações não pode gerar falta grave a reeducandos. O acórdão afirmou que, sem anuência expressa do sentenciado, as intimações devem seguir os meios previstos em lei, e não o aplicativo de mensagens. A corte considerou “desproporcional” punir o agravante caso ele altere o número de telefone e não informe a vara de execuções. De acordo com o tribunal, o WhatsApp é um recurso moderno e eficiente, mas sua obrigatoriedade violaria o princípio da legalidade e garantias do devido processo legal.
ATENÇÃO MOTORISTAS
A EPR Triângulo está realizando obras de restauração em cinco rodovias da região, visando aumentar a segurança viária. Entre os trechos com intervenção está a BR-365, na altura de Araguari, onde estão ocorrendo reparos localizados. Também há obras nas rodovias BR-452, MG-427, MG-190 e LMG-798, envolvendo municípios vizinhos como Água Comprida, Nova Ponte, Perdizes e Uberaba
PARE E SIGA
Os serviços são executados no sistema Pare e Siga, das 8h às 17h, quando as condições operacionais e climáticas permitem. Durante a execução das obras, a velocidade permitida nas vias é reduzida para 40 km/h, e os trechos são devidamente sinalizados com placas indicando desvios, manobras e o limite de velocidade. A EPR orienta os motoristas a diminuir a velocidade e manter distância nas proximidades das equipes de trabalho, reforçando as medidas de segurança para os usuários.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Importações mantêm pressão sobre produtores qua, 28 de janeiro de 2026
- Fatura da conta de luz tem novo modelo qua, 28 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul intensifica manutenção de estradas rurais durante o período chuvoso qua, 28 de janeiro de 2026
- Monte Carmelo Celebra a entrega do Parque da Matinha como referência regional em sustentabilidade qua, 28 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 28 DE JANEIRO qua, 28 de janeiro de 2026
- Polícia Militar prende acusado de furtos na zona rural de Indianópolis qua, 28 de janeiro de 2026
- Polícia aborda veículo e ocorrência resulta em apreensão de drogas em Araguari qua, 28 de janeiro de 2026
- Vereador Alex Peixoto apresenta série de requerimentos e homenageia a Família Scopel pelos 60 anos no setor imobiliário qua, 28 de janeiro de 2026
- Semana Internacional de Networking do BNI conecta Uberlândia ao mundo com debates sobre empreendedorismo qua, 28 de janeiro de 2026
- Bem IMEPAC amplia acesso ao curso de Medicina em Araguari qua, 28 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
