Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Com apoio do Governo de Minas, primeira empresa de biometano é inaugurada no estado

ter, 21 de outubro de 2025 10:11

Da Redação

Legenda: Solenidade contou com a presença de autoridades políticas e  lideranças do setor energético e da Siamig Bioenergia.

A cidade de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, tornou-se palco de um importante avanço na transição energética brasileira. Foi inaugurada, na última sexta-feira, 17, a Zeg Biogás, primeira produtora de biometano de Minas Gerais, resultado da parceria entre a empresa e a Bioenergética Aroeira.

O empreendimento, que recebeu investimento de R$ 78,6 milhões, contou com a presença de autoridades do Governo de Minas, representantes das prefeituras de Tupaciguara e Uberlândia, diretores das empresas, lideranças do setor energético e da Siamig Bioenergia, entidade que representa as agroindústrias mineiras de açúcar, etanol e bioeletricidade.

A planta, que já está em operação, empregará até o fim do ano cerca de 70 colaboradores, entre diretos e indiretos. Pioneira no uso da vinhaça — subproduto da cana-de-açúcar — para a produção de biometano, a unidade transforma resíduos industriais em energia limpa e renovável, com alto potencial de descarbonização.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas, Frederico Amaral, o projeto reforça o protagonismo mineiro na pauta ambiental. “A inauguração da empresa reafirma nosso compromisso com uma transição energética sólida e sustentável. Minas já tem 32,4% de sua matriz composta por fontes renováveis, acima da média nacional, e segue atraindo investimentos de baixo carbono”, destacou.

O prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto, celebrou a chegada da empresa. “É com muito entusiasmo que nossa cidade recebe este importante empreendimento, fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, que coloca o Triângulo Mineiro em posição de destaque na transição energética”, afirmou.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: