Sábado, 31 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Sicoob Aracoop inaugura Usina Fotovoltaica Aracoop Energia e reforça compromisso com desenvolvimento sustentável

ter, 9 de setembro de 2025 11:37

Da Redação

Na manhã do dia 04 de setembro de 2025, o Sicoob Aracoop celebrou a inauguração da Usina Fotovoltaica Aracoop Energia, um marco para o cooperativismo e para a geração de energia limpa e sustentável em Minas Gerais. O evento reuniu autoridades, lideranças cooperativistas, parceiros institucionais e a comunidade, consolidando mais um passo da cooperativa em direção ao futuro.

.

Vista da Usina Fotovoltaica Aracoop Energia, inaugurada no dia 4 de setembro de 2025.

A solenidade teve início às 9h, com a bênção do Padre Wladimir, seguida de falas que destacaram a relevância do empreendimento para a sustentabilidade, a economia locale para o cooperativismo nacional.

Wesley Lucas, Vice-Prefeito da cidade de Araguari, destacou a importância do Ramiro Rodrigues de Ávila, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aracoop, cuja atuação em projetos voltados para a comunidade já era evidente muito antes da fundação da cooperativa, em 1999. Essa trajetória evidencia seu compromisso genuíno não apenas com o Sicoob Aracoop, mas também com a cidade de Araguari, levando o nome do município para todo o Brasil.

Em seguida, Juliana Rios, superintendente de Melhoria de Negócios do Governo de Minas Gerais, parabenizou a iniciativa, destacando que o projeto reforça o desenvolvimento econômico e social da região, além de estar totalmente alinhado às estratégias do Governo do Estado que também é um grande parceiro da Ocemg.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, marcou presença emocionando os participantes com uma fala descontraída e cheia de significado. Ele destacou a força do cooperativismo e a importância de valorizar as pessoas acima dos números. Em seu discurso, evidenciou que o Sistema Ocemg foi a primeira organização cooperativista do Brasil a assinar o Pacto Global da ONU, no ano de 2018, que incentiva as empresas a se engajarem em diversos temas incluindo o meio ambiente alinhando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ronaldo Scucato também destacou o papel das novas gerações no fortalecimento das lideranças cooperativistas e destacou o protagonismo do Sicoob Aracoop no cenário nacional. Segundo Ronaldo Scucato, o Sicoob Aracoop está dando passos importantes rumo ao mundo.

Na ocasião, Ronaldo Scucato foi homenageado com uma placa em reconhecimento à sua liderança e trajetória no movimento cooperativista. Em contrapartida, presenteou o presidente Ramiro com uma camiseta do projeto MinasCoop Energia, reforçando a parceria entre o Sistema Ocemg e Sicoob Aracoop.

Foi feito a entrega simbólica da placa que será fixada nas instituições beneficiadas pela usina. A Usina AracoopEnergia irá destinar parte da sua produção de energia para entidades filantrópicas da região, entre elas a Santa Casa de Araguari, Santa Casa de Araxá, Santa Casa de Coromandel, o Abrigo Cristo Rei de Araguari e o Abrigo União Allan Kardec em Monte Carmelo. Representantes das instituições receberam, em mãos, o reconhecimento.

Instituições Beneficiadas

Os diretores Alberto Wyuker Pedro – Diretor Administrativo e Operacional, Andréia Aparecida de Ávila Alves Silva – Diretora de Coordenação e Desenvolvimento e Carlos Naves da Mota – Diretor de Riscos e Controles também se pronunciaram e emocionaram com suas falas sobre o compromisso do Sicoob Aracoop com a inovação, a responsabilidade social e o cooperativismo como modelo de negócios que transforma realidades.

Esse compromisso torna-se evidente ao observar que a Usina Aracoop Energia contribui diretamente para o cumprimento de 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sendo eles:

7. Energia Acessível e Limpa:
Garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

9. Indústria, Inovação e Infraestrutura:
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação.

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis:
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e Produção Responsáveis:
Adotar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação Contra a Mudança Global do Clima:
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

15. Vida Terrestre:
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e conter a perda de biodiversidade.

17. Parcerias e Meios de Implementação:
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Placa Inaugural

Encerrando a cerimônia, foi descerrada a placa inaugural da Usina Aracoop Energia, simbolizando o início de um novo ciclo de sustentabilidade, inovação e impacto social para a cooperativa e toda a região.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: