Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Vacinação contra a raiva

qui, 31 de julho de 2025 08:00

Da Redação

Vacinação contra a raiva.

A Prefeitura de Araguari por meio da Secretaria de Saúde irá realizar a imunização contra a raiva no decorrer do mês de agosto, aos sábados, das 9h às 17h.

A primeira etapa será realizada neste sábado, 2 de agosto, nos seguintes locais:

 

Simpaticão – rua Monte Alegre, bairro Santa Helena;

Policlínica – avenida Batalhão Mauá, bairro Santa Helena;

UBS do bairro Gutierrez;

Praça do Aeroporto;

Super Master – avenida Porto Alegre, 1000 – bairro Millenium;

Praça Latifa Cafrune, bairro Flamboyant;

Rua Padre Nicácio, 415, bairro Amorim;

Supermercado Nossa Senhora Abadia, bairro Novo Horizonte;

Shalom Quitandas – Travessa 3, 141, jardim Canaã.

 

Ponto fixo

De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h, a imunização estará disponível em um ponto localizado ao lado da UBSF Paraíso. A ação visa complementar às atividades oferecendo mais uma opção para a população que deseja levar para vacinar seus animais de estimação durante a semana.

 

Zona rural

Entre os dias 1º de agosto a 5 de setembro, as equipes de zoonoses vão percorrer a zona rural das 8h às 16h, realizando a vacinação de casa em casa.

 

O que é a raiva?

A vacinação contra a raiva é de extrema importância para a saúde pública, tanto animal quanto humana. Essa doença é viral, infecciosa e mortal, afetando o sistema nervoso central de mamíferos, inclusive seres humanos.

Ela é transmitida, principalmente, pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, arranhões, lambeduras em mucosas ou feridas abertas.

 

Prevenção

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença em animais e, consequentemente, em humanos. Vacinar cães e gatos evita que eles contraiam e transmitam o vírus. É uma barreira de proteção contra surtos da doença.

A vacinação em massa impede que o vírus circule entre animais e, assim, protege a população humana. A primeira dose deve ser aplicada em cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Depois, é preciso fazer reforços anuais, conforme orientação veterinária ou dos serviços de saúde.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: