Formação em serviço ganha novo formato e valoriza prática docente
qui, 24 de abril de 2025 08:58Da Redação
A formação em serviço é um processo contínuo que acontece dentro do ambiente escolar, enquanto o professor exerce sua prática profissional. Vai além de cursos formais, pois envolve o cotidiano da sala de aula, a reflexão constante, o diálogo entre colegas e a troca de experiências.
Nesse processo, o professor é visto como sujeito ativo, capaz de pensar criticamente e transformar sua prática pedagógica. Ele não apenas recebe informações, mas constrói conhecimento a partir dos desafios vividos no dia a dia escolar.
A escola torna-se, assim, o espaço ideal para esse desenvolvimento. É ali que os educadores compartilham
dúvidas, testam novas estratégias e fortalecem ações coletivas em prol da aprendizagem dos alunos.
Para ser realmente eficaz, a formação em serviço deve estar alinhada ao projeto pedagógico da escola e ser planejada com a participação de toda a equipe, com apoio da gestão escolar. Também é essencial garantir tempo e espaço adequados para estudo, diálogo e avaliação constante.
Mais do que qualificar, a formação em serviço valoriza os saberes dos professores, fortalece sua autonomia e contribui diretamente para a melhoria da prática docente e da aprendizagem dos estudantes.
Com esse objetivo, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Municipal de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CEMAPE), deu início a uma nova etapa do Módulo II: a Formação em Serviço.
Segundo a Secretaria de Educação, essa proposta representa um avanço na valorização da Educação Integral e de um currículo baseado em competências, com foco em abordagens inovadoras de aprendizagem.
“Acreditamos que, juntos, podemos construir experiências mais inclusivas, colaborativas e significativas. Por isso, o novo formato foi pensado para que o professor seja o protagonista desses encontros, fortalecendo ainda mais a qualidade da educação em nosso município”, destacou a pasta.
Os encontros ocorrerão mensalmente e trarão oficinas com foco principal na alfabetização, além de abordar outros temas relevantes para os professores da rede municipal.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
- Malocchios MC celebra 10 anos com 4º Motorock Solidário em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...