Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza 1ª Marcha Pela Consciência Negra

sex, 22 de novembro de 2024 08:05

Da Redação

 

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, lembra a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. Nas últimas décadas, o mês de novembro tem sido um período de eventos que comemoram a luta e a resistência do povo negro, que historicamente tem desempenhado um papel central na batalha contra o racismo em várias áreas da sociedade.

Neste mês, as ações do Movimento Negro e de diversos grupos organizados reforçam o conceito de “black power”, ou “poder negro”, celebrando o orgulho da identidade negra, um dos fundamentos da consciência

negra. Essas iniciativas homenageiam o legado de figuras como Zumbi, Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella, Luiz Gama, entre outros heróis e heroínas que dedicaram suas vidas à luta do povo negro.

Neste mês, a Prefeitura de Araguari, através da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Inclusão Social em parceria com a CUFA, com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araguari – COMPIR, com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), com o Movimento Brasileiro e com o Musical Otone, realizam o festival Novembro Preto – Araguari contra o racismo. A finalidade é celebrar, conscientizar e fortalecer as lutas.

Amanhã, 23, às 10h30 acontece a 1ª Marcha contra o racismo e pela consciência negra, com o seguinte itinerário: praça Getúlio Vargas; rua Marciano Santos; rua Rui Barbosa; praça Manoel Bonito.

“ Convidamos toda a população, a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Inclusão Social, a CUFA, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araguari, as religiões de matriz africana e os grupos congadeiros a se unirem a nós e participarem deste evento. Haverá um momento de fala na praça Manoel Bonito, onde as entidades e a instituição municipal abordarão esses importantes temas”, destacou a presidente da Supir, Angélica Monteiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: