Projeto de Iniciação Cultural – PIC abre matrículas para curso de violoncelo 2024
ter, 9 de abril de 2024 12:15O estudo do violoncelo para crianças e jovens entre 8 e 20 anos – nível iniciante – ficou mais perto de você. Crianças e jovens da rede pública de ensino poderão inscrever-se para estudar este instrumento tão rico quão transformador.
O PIC-Programa de Iniciação Cultural é um projeto cultural-educacional e social mantido pela Sementear Cultura, Arte e Educação.
O PIC oferece 30 vagas que podem ser preenchidas através do site www.pic-araguari.ong.br, aba matrículas. Aí, o responsável poderá colocar os dados de sua criança ou jovem e a secretaria do PIC entrará em contato para a efetivação da matrícula.
O curso é extensivo e acessível, acontecendo três vezes por semana – 2ªs, 4ªs e 6ªs-feiras – no contraturno escolar da criança – período vespertino – das 13:00 horas às 17:30 horas. Inteiramente gratuito o curso oferece o material didático, empresta o violoncelo para a criança munido de acessórios, uniforme e todo o apoio necessário. O curso é dividido nos períodos iniciante, intermediário I e II e avançado. Os níveis podem ser superados geralmente em oito meses de estudo, dependendo da dedicação do aluno. A criança tem aulas de teoria e apreciação musical, prática individual e conjunto, percepção e técnica de violoncelo.
“Nosso curso é muito sério, o que queremos realmente é transformar as vidas de nossos meninos e meninas, oferecendo uma oportunidade inédita de inclusão social através da música, desenvolvendo suas habilidades, promovendo valores, abrindo-lhes possibilidades inúmeras ao seu futuro” – informa o presidente da Sementear Luiz Carlos Ferreira da Silva.
Nesta edição 2024 além da agenda pedagógica formativa o PIC oferecerá uma vasta programação durante todo o ano. O Calendário está disponível no site mencionado acima, resumidamente: dois recitais, cinco (concertos) ensaios didáticos, cinco visitas a escolas além de oferecer a publicação de Informativo mensal em formato digital, vídeos, documentários que estarão disponíveis nas redes sociais @sementeararaguari além do Youtube e site.
Com a aprovação do PIC na Lei de Incentivo à Cultura em 2023, a realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal com patrocínio de Lufir, Comércio e Representação (ARGUTO); Susana Mendonça e Outros. A Sementear continua apta a receber o apoio de empresas sensíveis à causa cultural e social, atualmente em fase de captação de recursos oriundos do IR devido.
“A beleza transformará o mundo no dizer de Dostoiévski. O PIC nasceu para promover a beleza, primeiro no aluno e sua família, e, em seguida, na sociedade, ofertando música de qualidade e universal. Neste ano de 2024, além de Beethoven a quem temos como nosso ‘padrinho’ musical, executaremos o tema ‘brasilidades’ de autores diversos de nossa música nacional. Trabalhamos para que seja um belíssimo ano, cheio de novidades e conquistas que enriqueçam nossa Araguari e as vidas dos araguarinos” – informa Públio Carísio de Paula, coordenador do Projeto.
O PIC-Programa de Iniciação Cultural funciona no edifício do Cine Teatro Odette, todas as tardes das 13h às 17h30.
Acompanhe as atividades de 2024 e se surpreenda trazendo para sua vida a beleza musical que a Sementear oferece.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...