“Setembro Amarelo”: prefeitura realiza eventos de conscientização ao suicídio
sex, 15 de setembro de 2023 08:03Da Redação

Praticamente todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais
Divulgação
No dia 13, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o IMEPAC e com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais, publicou o cronograma de atividades da campanha “Setembro Amarelo”, referente ao mês de prevenção ao suicídio, com o tema: “Se Precisar, Peça Ajuda! ”.
É importante destacar que, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), prepara, em território nacional, o “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a ação acontece durante todo o ano.
O suicídio é uma difícil realidade que atinge o mundo todo e causa grandes prejuízos à sociedade. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, isto é, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Apesar de os números estarem diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, conforme a OMS. Praticamente todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa maneira, a maioria dos casos poderia ter sido evitada e uma das formas é falando a respeito do tema, fazendo com que ele deixe de ser um tabu e que informação de qualidade chegue tanto às pessoas que pensam em suicídio quanto àquelas que convivem com pessoas que estão pensando em tirar a própria vida.
De acordo a prefeitura, amanhã, 16, das 14h às 17h, na praça CEU, localizada no Monte Moriá, acontecerá o Dia D da Saúde Mental e Empoderamento Feminino em Alusão ao Setembro Amarelo. O evento contará com rodas de conversa, palestras motivacionais, terapias integrativas, consultas de enfermagem, avaliação nutricional, Expresso Cidade IMEPAC, testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis, imunização, aferição de pressão e glicemia, sorteios para o público feminino, rua de lazer para as crianças com brincadeiras, picolés e brinquedos.
A ação é uma iniciativa da prefeitura, através das secretarias de Saúde e de Trabalho e Ação Social, em parceria com CEAPA, IMEPAC, Casa Mandala Terapias, Ousada Centro Estético, Instituto Messias Reis e Paula Sousa Manicure.
Além disso, no fim do mês, acontecerá a Semana de Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental, que contará com a seguinte programação: dia 25, das 13h30 às 17h, no Centro Universitário IMEPAC, palestra de abertura ‘A importância da Prevenção do Suicídio e da Promoção da Saúde Mental, Além do Setembro Amarelo’. No dia 26, das 8h às 11h, no Centro Universitário IMEPAC, palestra ‘Avaliação do Risco de Suicídio: os Fatores de Risco, Sinais de Alerta e Estratégias de Prevenção do Suicídio (fatores protetivos). Das 13h30 às 17h, workshops práticos para fortalecimento da saúde mental e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. No dia 27, das 13h às 17h, no Centro Universitário IMEPAC, roda de conversa aberta sobre a ‘Prevenção do Suicídio e as Potencialidades do Contexto Escolar nesse Processo’. No dia 28, das 8h às 11h e das 13h às 17h, no Centro Universitário IMEPAC, Conferência Municipal de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio. No dia 29, no Centro Universitário IMEPAC, I Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
- Domingo de decisão: Copa Araguari define os finalistas em rodada de grandes jogos sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...
A pessoa comete o ato pensando em ficar livre do problema, abreviar o sofrimento, aí que o sofrimento é milhões de vezes pior para ela, pois ficará décadas e décadas na escuridão, a espera de ajuda, enquanto não se arrepender e pedir perdão pelo ato, não encontra o caminho da luz. Quem tira a vida precisa de muitas orações.