Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Incêndios em lotes vagos aumentam no período de estiagem

sex, 30 de junho de 2023 08:04

Da Redação

No período da estiagem, o Corpo de Bombeiros realiza uma operação denominada “Alerta Verde”

Quando a umidade do ar está baixa, o clima fica mais seco, aumentando os riscos de incêndios. As queimadas podem afetar não só o meio ambiente, mas também a saúde da população.

De acordo com a Segunda Companhia de Bombeiros Militar, durante o período de estiagem, as ocorrências de incêndio acontecem diariamente.

“Qualquer faísca dá início a um incêndio. Quem joga um toco de cigarro aceso no chão; varre a calçada, junta as folhas secas em um lote vago e põe fogo; ou acha mais fácil colocar fogo na vegetação do lote vago, do que pagar alguém para capinar; pode começar um incêndio, que pode se alastrar por uma área de mata e atingir outros lotes vagos”, disse a sargento Adriana Campos.

Ainda conforme os bombeiros, anualmente, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari realiza uma operação denominada “Alerta Verde”, onde acontece um mutirão de militares com o intuito de fazer vistorias de verificação em todos os lotes vagos da cidade. Nessas vistorias, são verificados os seguintes itens: limpeza do lote (se existe vegetação, a altura dessa vegetação, se tem lixo); calçamento e se o lote é cercado (com muro ou cerca). Todos os boletins de ocorrência são repassados ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas necessárias para que os proprietários mantenham esses lotes limpos. Em 2022, foram realizadas 1466 vistorias.

Para evitar incêndios no clima seco é necessário seguir algumas orientações, como: nunca queimar o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos às áreas de vegetação. Não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas. Evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação; procurar alternativas sustentáveis para esta ação. Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e ficar atento a qualquer surgimento de queimada. Manter limpa a propriedade na zona urbana, caso seja proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.

Não soltar balões. Além de ser um ato perigoso, é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais. O balão pode cair ainda aceso, em uma área de vegetação e ocasionar um incêndio florestal.

 

Os bombeiros também orientam que, ao avistar um incêndio em vegetação, o cidadão deve ligar no número de telefone 193, informar o endereço correto, o tamanho aproximado da área (ou lote) e se tem casas por perto ou animais no terreno.

1 Comentário

  1. Junior disse:

    Ainda bem que tem uma lei municipal onde multaria os donos de lotes vagos com sujeira e não fechados. BASTA o governo municipal colocar em prática.

Deixe seu comentário: