Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (20/06)

ter, 20 de junho de 2023 08:10

TEMPO

A semana será de tempo seco e baixas temperaturas no Triângulo Mineiro. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ainda aponta que o tempo estará estável ao longo dos próximos dias. A expectativa é de máximas próximas dos 25 °C, em uma nova onda de frio sobre as regiões. Não se descarta a possibilidade de nevoeiro pelas manhãs. Porém, o ar seco e um sistema de alta pressão ainda impedem a formação de nuvens, deixando o céu aberto. A umidade relativa do ar deve ficar levemente acima dos 30% à tarde, considerada como estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Araguari as temperaturas variam de 11,8º a 27,6º.

 

 

INVERNO 2023

O inverno começa nesta quarta-feira, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50. A nova estação será um pouco mais quente e com predomínio de tempo seco na maior parte do Sudeste brasileiro. Os efeitos do El Niño serão notados no aumento das temperaturas no fim do inverno. Há ainda risco mais elevado de temporais entre agosto e setembro. A estação é marcada por ser menos chuvosa nas regiões, devido à persistência de massas de ar seco que provocam a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorecem as ocorrências de queimadas e incêndios florestais, assim como o aumento de doenças respiratórias. As incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente serão marcantes, provocando queda na temperatura e valores médios inferiores a 22 °C.

 

SEGURANÇA 1

Foi realizada uma solenidade pelo 53º Batalhão de Polícia Militar na tarde desta segunda-feira. No ato solene foi entregue a corporação foi entregue uma viatura do modelo Fiat Pulse, destinado à Patrulha Escolar, um Fiat Doblô, destinado ao Programa de Resistência as Drogas – Proerd, dois Chevrolet Trailblazer, parcialmente blindadas, destinadas à atividade de recobrimento e uma viatura destinada ao Programa de Prevenção e Resistência à Violência Doméstica. Todas as viaturas, de acordo com o comando da unidade serão empregadas no patrulhamento ostensivo geral.

 

SEGURANÇA 2

Fazendo parte da solenidade, o 53º BPM recebeu dois drones e quatro motocicletas que serão utilizados diretamente no trabalho policial, possibilitando uma melhor efetividade na busca e captura de infratores da lei. Esta conquista foi através de convênios com a prefeitura municipal de Araguari. Ainda dentro do ato solene a PM local recebeu vários materiais que contribuirão no combate ao crime, dentre muitos, foram destacados a aquisição de torniquetes, usados para estancar sangramentos, escadas táticas, muitas vezes usadas para transposição de obstáculos, binóculos de última geração, pistolas de Air Soft, que serão usadas em nossos treinamentos, visando um aprimoramento das ações policiais. Conquistas estar por meio de doações do ministério público ao 53º BPM.

 

ENGANAÇÃO

Um curso que seria realizado em Araguari no Rotary Clube para Bombeiros Mirim foi cancelado em cima da hora. Pais, mães e avós ficaram na porta do local é só foram avisados horas após a chegada. O curso estava cancelado devido à baixa procura por matrículas. Agora, os responsáveis pelos postulantes ao curso estão correndo atrás para receber os valores que foram investidos para a realização do mesmo. Lembrando que os várias vezes a assessoria de imprensa dos Bombeiros de Araguari emitiram notas de esclarecimento afirmando não ter nenhuma participação nesses cursos.

 

 

ALERTAEm Minas Gerais, os casos de dengue também continuam em alta. No boletim de ontem, traz 217.488 casos confirmados, além das 122 mortes. O número de casos é quase 11% maior em relação ao levantamento do dia 5, quando foram contabilizados 196.658 infectados – além de 110 óbitos. A chikungunya em Minas também vem aumentando. Já são 43.560 casos confirmados da doença, com 24 mortes e 18 em investigação. No boletim do dia cinco eram 38.648 infectados (cerca de 13% a menos). O número de mortes confirmadas e em investigação não se alterou.

 

TÁ LIBERADO

Motoristas de Minas que perderam o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 poderão parcelar os débitos em atraso. A dívida pode ser parcelada em até 12 vezes e o valor mínimo das parcelas é de R$200. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) informa que o proprietário do veículo arca com multa de 20% sobre o valor devido e juros, calculados pela Taxa Selic, relativos ao período da inadimplência. O próprio sistema da secretaria irá buscar todos os débitos existentes e calcular os valores já atualizados pelos encargos por atraso. O serviço está disponível no site da SEF-MG e pode ser consultado e quitado de forma on-line. Para acessar a área de parcelamento do IPVA é preciso ter em mãos os números do CPF ou CNPJ do proprietário e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Débitos inferiores a R$ 400 não poderão ser parcelados.

 

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Quando começa a data oficial do Inverno que é 21 de Junho, ele já começou há muito tempo e quando ele termina já está fazendo calor. Antes quando chegava ali pelo dia 15 de Agosto já estava fazendo calor, mas agora anda fazendo frio o Agosto inteiro e entrando até no Setembro que já época do calor, porque ele começa antes da hora em Maio.

Deixe seu comentário: