Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura instala réplicas de locomotivas em 4 pontos do município

ter, 6 de junho de 2023 08:08

Da Redação

 

A Prefeitura de Araguari está resgatando o valor histórico das ferrovias que colaboraram para o desenvolvimento do município. Serão instaladas réplicas de locomotivas, que representarão o que foi o transporte ferroviário, não somente para a cidade, mas para toda a região.

Serão 4 marcos turísticos, ligados à história da ferrovia e da cidade, o primeiro é na praça Juvenil Alves de Melo, onde a base que abrigará a locomotiva está pronta. O monumento da década de 1970, que na época era usado para fazer as manutenções de linhas, com eventuais reparações de outras locomotivas e vagões, foi instalado.

Base para a locomotiva, na praça Juvenil Alves de Melo

 

A segunda réplica será na avenida Teodoreto Veloso de Carvalho, principal ponto de acesso para quem vem do estado de Goiás. No local, será instalada uma réplica da Ritinha, que está em Goiânia. Em 1937, a locomotiva era usada para o transporte de passageiros.

“A plataforma, além de receber a locomotiva terá uma área para que as pessoas possam chegar, tirar fotos e interagir com essa representação histórica que estamos fazendo, através dessa réplica”, disse o presidente da FAEC, Diogo Machado.

No principal acesso à cidade de Caldas Novas/GO, ficará maior das réplicas, onde será instalada a locomotiva americana Baldo em AC-16, muito presente na estrada de ferro que ligava Minas ao estado de Goiás, em 1952, quando começava a transição do transporte de passageiros, para o de cargas.

“Uma das características principais das locomotivas é a inversão do truque, onde todo o poder, a força dela ficava mais adiante, dentro da composição. Desse modo, ela podia se posicionar em qualquer ponto, passando a representar uma nova força, na locomoção, na característica da estrada de Ferro Goiás. Isso trouxe essa opção a mais para o transporte de carga mais pesadas, integrado ao transporte de passageiros”, destacou, Diogo Machado.

É importante mencionar que, além da identificação histórica, a locomotiva com seus 27 metros de comprimento, deve trazer mais força para a economia do município, com a criação de novos ambientes de negócio ao redor do monumento.

A Locomotiva 01, conhecida como Maria-Fumaça, que faz parte da praça dos Ferroviários há 25 anos, permanecerá no local, mas estará aberta ao público, ampliando o espaço de convivência.

Segundo Lucas Martins, arquiteto e urbanista, a locomotiva estava muito degradada. Neste momento, a praça está nova e a locomotiva restaurada e adaptada aos novos tempos.

Vale salientar que, a criação desses pontos históricos no município é apenas o começo da jornada da ferrovia, pois futuramente, a prefeitura pretende abrigar o Parque dos Ferroviários, considerado o sexto maior do mundo. O parque terá uma grande área de convivência, com espaços infantis, neurossensoriais e psicomotores; complexo esportivo; pistas de caminhada e de patinação, além de dar acesso ao Palácio dos Ferroviários.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Tem que fazer uma cobertura no local onde vai a da Praça dos Ferroviários para a máquina não ficar exposta ao Sol e chuva. Tinha uma máquina vermelha daquelas a diesel que já tinha virado sucata, mas acho que devem ter levado ela embora.

Deixe seu comentário: