Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari sedia evento inédito da cafeicultura mineira

sex, 2 de junho de 2023 08:06

Da Redação

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores. Esse dado é da manhã de ontem, 1º, e foi divulgado pelo IBGE, resultado impulsionado pela agropecuária que teve um avanço de 21,6% no período, a maior alta desde 1996.

 

Foi nesse clima, que ontem, 1º, pela primeira vez, as cinco regiões mineiras produtoras de café – Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas se uniram para abrir oficialmente a Safra Mineira de Café. O objetivo foi celebrar o início do período mais intenso e significativo da cafeicultura em Minas Gerais.

 

O evento aconteceu na Cooperativa de Cafeicultores na Região do Cerrado Mineiro (Coocacer) e reuniu produtores, exportadores, indústrias, corretores, profissionais do café e autoridades políticas de destaque.

 

É importante mencionar que, a abertura da Safra Mineira do Café é uma parceria da Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região do Cerrado Mineiro, da Prefeitura Municipal de Araguari e da Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (Ademinas); com o apoio governamental do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Governo de Minas Gerais; Assembleia Legislativa de Minas Gerais; deputado federal, Zé Vitor e deputado estadual Raul Belém. Apoiam o evento de forma institucional: Sebrae; Conab; Emater; Sistema OCB; Sistema OCEMG e Conselho Nacional do Café (CNC). O apoio cultural ficou a cargo da FAEC e do Conservatório Estadual e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari. Dentre os patrocinadores da iniciativa, estão: LD Celulose; Sicoob Aracoop, IMEPAC – Centro Universitário; Fuerza Segurança Privada; Sicoob Aracredi; Coocacer Araguari; Nucooffe Syngeta Syngenta e Timac Agro.

 

Dentre os presentes, estavam: o ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Conforme frisado pelo ministro da Agricultura, “a agropecuária brasileira é a fonte do crescimento da economia e o desafio de todos os envolvidos com o setor é continuar mantendo uma agropecuária forte, sustentável, responsável”.

 

Zema também enalteceu a força do setor e seu compromisso com a classe. “Como governador do estado, que caso fosse um país, seria o maior produtor mundial de café, eu não poderia deixar de estar aqui nesse momento tão importante. Eu que venho do varejo, sei que esse momento é muito impactante. Em várias cidades, onde a empresa que eu administrei tinha estabelecimento, o período da safra de café era o melhor do ano, que demostra o impacto no PIB que essa atividade tem na nossa economia. Fico muitíssimo satisfeito, que o agro em Minas tem batido todos os recordes. De 2018 para cá, durante a minha primeira gestão, quase o dobramos o PIB agropecuário no estado’, disse.

Ainda segundo o governador, no que depender da sua gestão, a segurança no campo está protegida. “Em quatro anos e meio de governo, zero invasão de terra e assim vai continuar aqui em Minas Gerais”, destacou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: