Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Abertura da Safra Mineira do Café acontece no próximo fim de semana

ter, 30 de maio de 2023 08:08

Da Redação

 

Em 2023, conforme o 2º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de café deve totalizar 54.74 milhões de sacas de 60 kg, correspondendo a um aumento de 7,50% em relação a 2022 (50.92 milhões de sacas). Já a safra mineira do grão deve chegar a 27,5 milhões de sacas este ano, com crescimento de 25% na comparação com a safra anterior, de acordo com levantamentos iniciais da Conab. Na Região do Cerrado Mineiro, a produção média é de 6 milhões de sacas por ano.

 

Pensando nisso, no dia 1º de junho, às 9h, na Cooperativa de Cafeicultores na Região do Cerrado Mineiro (Coocacer), acontecerá a abertura da Safra Mineira do Café. O evento é uma parceria da Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região do Cerrado Mineiro, da Prefeitura Municipal de Araguari e da Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (Ademinas); com o apoio do deputado federal, Zé Vitor e do deputado estadual, Raul Belém.

A ação reunirá produtores, exportadores, indústrias, corretores, profissionais do café

 

A ação reunirá produtores, exportadores, indústrias, corretores, profissionais do café e autoridades políticas de destaque, com o intuito de comemorar o início do período mais intenso e significativo da cafeicultura em Minas Gerais.

 

Dentre as presenças confirmadas, estão: o ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A Safra Mineira do Café contará com o espaço Casa de Café Cerrado Mineiro, que oferecerá cafés das regiões cafeicultoras de Minas para degustação; exposição do artista plástico, Júlio Monteiro; musica, sob o comando do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari; e painéis de LED espalhados por diferentes ambientes, contando a história da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro para os visitantes. Além disso, o movimento “Elas no Café”, juntamente com cafeicultores convidados, apresentarão cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, bem como produtos mineiros artesanais como queijos, doces, entre outros, para aquisição.

 

“A abertura da safra mineira de café de 2023 será um grande marco para nossa região. Teremos a honra de receber diversas autoridades que virão especialmente para esse evento, tornando-o uma vitrine para exibirmos a força e a união do Cerrado Mineiro. Convidamos a todos os produtores para esse momento histórico”, ressalta o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.

 

É importante mencionar que, as cinco regiões mineiras produtoras de café – Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas estarão unidas para abrir oficialmente a safra de café de Minas Gerais. Essa iniciativa visa fortalecer os laços entre os produtores e integrar toda a cadeia do café, promovendo debates sobre os desafios e as oportunidades do setor, além de permitir a troca de experiências.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: