Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura amplia público-alvo da vacina contra influenza

qua, 17 de maio de 2023 08:04

Da Redação

A ampliação da vacinação visa diminuir a incidência de infecções respiratórias

No dia 12, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou a ampliação da oferta da vacina influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. Essa recomendação segue a orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde e visa diminuir a incidência de infecções respiratórias e colaborar na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e mortes durante o período do outono e inverno.

Vale destacar que, mesmo com a ampliação da vacinação, é fundamental que gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais recebam o imunizante. “Além disso, é recomendado que os registros pelos municípios das doses administradas da vacina influenza nos grupos prioritários atendam a prioridade na inclusão de dados nos sistemas de informação”, afirma a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Dias Gusmão.

Segundo a SES-MG, a ampliação da vacinação deve obedecer a disponibilidade de doses e a estratégia determinada pelos municípios, que são responsáveis pela operacionalização da imunização da população nos territórios. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde para a SES-MG, que as repassa para os municípios, através das Unidades Regionais de Saúde.

Em Araguari, no dia 15, a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde começou a disponibilizar a vacina contra a influenza para pessoas a partir de seis meses de idade, em todas as unidades de saúde do município.

De acordo com a prefeitura, o imunizante contra a influenza é atualizado anualmente para assegurar a proteção contra todas as variantes. “É extremamente importante que, mesmo quem se vacinou no ano passado, se imunize novamente. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B)”, explicou a secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: