Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

OMS declara que a Covid-19 não é mais uma emergência em saúde pública

ter, 9 de maio de 2023 08:08

Da Redação

 

No dia 5, depois de mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Covid-19 não é mais uma emergência em saúde pública de importância internacional. Segundo a organização, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para avaliar a situação global causada pela doença.

Manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 continua sendo fundamental

 

No dia 4, durante a última sessão deliberativa, integrantes do comitê salientaram a tendência decrescente de óbitos por Covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) provocadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população.

“Ontem, o comitê de emergência contra a Covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da Covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no último dia 5.

“Entretanto, isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Na semana passada, a Covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, completou o diretor-geral.

No âmbito municipal, no dia 6, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, por intermédio do departamento de Epidemiologia divulgou o Boletim Epidemiológico da Covid-19, referente ao período entre os dias 22 de abril e a 5 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram registrados 15 casos confirmados, 35 casos recuperados e 1 óbito. Além disso, 13 leitos de UTI e 24 de enfermaria estavam ocupados.

Ainda conforme a secretaria, a paciente que veio a óbito, no dia 4, era residente em Araguari, do sexo feminino e pertencia ao grupo de risco (hipertensão arterial sistêmica, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo).

É bom salientar que, esse grupo tem tendência a ter Covid mais grave, pois quando o paciente tem outras doenças aumentam as chances de complicações e de ir a óbito.

Ontem, 8, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro para saber como está a procura por vacinas contra a Covid-19 no município. Conforme a secretária a vacina bivalente está ganhando forças, tem maior procura do que o reforço.

Ainda segundo a chefe municipal da pasta de Saúde, é recomendado que a população mantenha algumas medidas de prevenção, como: evitar aglomerações em locais fechados; lavar as mãos sempre que necessário; cobrir a boca ao tossir ou espirrar (com lenço ou com antebraço); manter o distanciamento social de no mínimo 1 metro; atualizar a vacinação contra a Covid; e em caso de sintomas gripais como febre, dor de cabeça, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, é fundamental procurar uma unidade de saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: