Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Dengue: município possui mais de 100 casos confirmados da doença em 2023

sex, 3 de março de 2023 08:05

Da Redação

O LIRAa possui Índice de Infestação Predial com alto risco, 6,7%

O verão tem como características as altas temperaturas e a ocorrência de chuvas, geralmente rápidas, mas de forte intensidade; condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em Minas Gerais, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 27 de fevereiro foram registrados 50.101 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 13.802 casos foram confirmados para a doença. São quatro óbitos confirmados por dengue no estado e 21 mortes sob investigação.

 

Com relação à chikungunya, foram apontados 18.371 casos prováveis, sendo 4.536 confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por chikungunya no estado.

No que se refere à zika, foram registrados 72 casos prováveis, sendo que um foi confirmado. Também não há óbito por zika em Minas Gerais, até o momento.

Ainda, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 27 de fevereiro foram confirmados 109 casos de dengue e 7 casos de chikungunya. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado para essas doenças no município. Além disso, não há nenhum caso confirmado para zika.

No dia 13 de janeiro, foram coletados os dados do Levantamento Rápido de Índices Para Aedes Aegypti – LIRAa, onde foi revelado que Araguari possui Índice de Infestação Predial com alto risco, 6,7%.

Para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti é preciso que a população continue fazendo a sua parte, através de ações simples, como: eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Ontem, 2, a reportagem da Gazeta entrou em contato com Euzébio dos Santos, coordenador do setor de Zoonoses para saber se existe o risco de epidemia de dengue em Araguari. Segundo ele, para ser considerada epidemia, é necessário ter 300 casos positivos de dengue para 100 mil habitantes. “Araguari ainda está longe disso. Estamos conseguindo controlar, com muita luta. Iremos fazer um mutirão no próximo sábado, 4, nos bairros São Sebastião, Alan Kardec, Goiás (parte alta). No dia 11, o mutirão acontecerá nos bairros: Bela Suíça 1, 2 e 3; Monte Moriá; Portal de Fátima”, disse.

Ainda, conforme o coordenador do setor de Zoonoses, a Secretaria de Saúde está adquirindo o produto para poder retomar o fumacê, pois está em falta no Ministério da Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: