Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Quarta-feira de Cinzas conta com celebrações em várias igrejas da cidade

qui, 23 de fevereiro de 2023 08:07

Da Redação

 

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas expressava arrependimento dos pecados e o retorno para Deus. As cinzas bentas colocadas sobre as cabeças dos fiéis lembram que a vida nessa terra tem fim. “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”. (Gn 3, 19).

O objetivo desse sacramental é levar os cristãos ao arrependimento dos pecados e lembrá-los que não é bom se apegar à vida terrena, pois a morada definitiva é o céu.

Em 2023, o lema da campanha é “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)

 

Ontem, 22, várias igrejas realizaram missas para celebrar a Quarta-feira de Cinzas, dentre elas: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde as missas aconteceram às 6h30, às 15h e às 19h; Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde as celebrações aconteceram às 9h (Capela Sagrada Família) e às 19h (Igreja do Rosário); Paróquia São José Operário, onde as celebrações aconteceram às 7h e às 19h (Igreja Rainha da Paz); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde uma missa aconteceu na Igreja Nossa Senhora Aparecida às 19h30 e uma celebração aconteceu no mesmo horário na Comunidade Santa Edwiges.

Com a chegada na Quaresma acontece também a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema a fome. É a terceira vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil traz essa proposta.

De acordo com a CNBB, a “emergência sobre o assunto” fez com que o tema “Fraternidade e Fome” fosse escolhido para incentivar ações e minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

A nota da entidade cita que mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A informação é de junho de 2022. Além disso, o país voltou ao Mapa da Fome da ONU, depois de uma década.

A Coleta Nacional da Solidariedade vai acontecer em todo o país no Domingo de Ramos, 2 de abril. Do total de doações, 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade, que é responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo Brasil. Os outros 60% ficam nas dioceses para atender projetos locais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: