Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Centros Educacionais do Município ganham nova diretoria a partir de 1º de fevereiro

qua, 18 de janeiro de 2023 08:02

Da Redação

Candidatas aprovadas na prova objetiva de múltipla escolha realizada em dezembro.

Dentro de algumas semanas, os Centros Educacionais do município estarão sob nova diretoria. A escolha está sendo feita a partir da Prova de Certificação para Gestores de Escolas Municipais, uma iniciativa da Prefeitura de Araguari através da Secretaria de Educação.

O processo seletivo para definição da diretoria educacional municipal é respaldado pelo Decreto nº 183, com foco em Dirigentes das Unidades de Ensino da Rede Municipal. Assim, Araguari torna-se uma das primeiras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a realizar a prova.

Esta é a primeira edição do processo seletivo em Araguari. Segundo o secretário de Educação, Gilmar Gonçalves Chaves, o novo método de escolha da diretoria das instituições de ensino municipais tem o propósito de alinhar os ideais da Prefeitura às determinações do Ministério da Educação (MEC).

O MEC, através do departamento de Valor Anual por Aluno Resultado (VAAR), há tempos orienta a promoção deste modelo de processo seletivo visando preencher os cargos com profissionais qualificados que possuem embasamento legal e pedagógico, essenciais para o exercício. Nesta primeira edição, a Prefeitura de Araguari recebeu 85 inscrições, embora somente 75 candidatos tenham comparecido na primeira etapa da seleção.

Estes 75 candidatos concorrem a um total de 36 vagas de diretoria. Destas, 20 são para os Centros Educacionais Municipais (CEMs) e 16 para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as populares creches.

Vale destacar que o processo seletivo tem foco somente na seleção de profissionais capacitados para o cargo de diretor das escolas e creches municipais. No que compete à vice-diretoria, permanecem na ativa os representantes designados no início da atual gestão.

 

Etapas da seleção para a diretoria municipal

 

O processo seletivo para a escolha dos próximos diretores municipais foi dividido em etapas, sendo elas: prova objetiva de múltipla escolha, certificação, plano de gestão e entrevista.

A prova objetiva foi aplicada no mês de dezembro de 2022. Para o prefeito, Renato de Carvalho, a capacitação é um dos pilares da nossa administração e o objetivo da prova é selecionar gestores mais qualificados.

“Somos um dos pioneiros, a realizar a Prova de Certificação para Gestores Escolares Municipais. Tenho certeza que essa seleção irá eleger profissionais extremamente preparados para atuar na gestão das escolas”, declarou.

Atualmente, a Prefeitura de Araguari através da Secretaria Municipal de Educação, já chegou à etapa de entrevistas. Nela, cada candidato apresenta um plano de gestão que poderá ser executado se o cargo for respectivamente empossado.

De acordo com o secretário de Educação, a etapa de entrevistas deve ser concluída até a próxima quinta-feira, 19. A divulgação dos selecionados está prevista para acontecer na próxima semana. A data exata não foi informada.

Na hipótese de não haver o preenchimento das 36 vagas para diretoria, Gilmar Gonçalves explicou que a Secretaria retomará a etapa de entrevistas fazendo uma nova avaliação de candidatos que, inicialmente, foram desclassificados.

Aquele que chegar mais próximo ao perfil estipulado pelo MEC assume o cargo. A posse será imediata a partir do momento em que o resultado do processo seletivo for homologado. Desta forma, a partir do dia 1º de fevereiro, todos os CEMs e CMEIs, terão novos diretores.

“Este processo seletivo é de fundamental importância para o município. Ele representa um avanço histórico no sentido de trazer profissionais habilitados e em plenas condições de exercer o principal cargo na gestão escolar. Para tal, é preciso ter um perfil alinhado e então promover uma educação de qualidade para a população araguarina”, concluiu Renato Carvalho.

 

Requisitos para diretoria municipal

Entre os requisitos exigidos dos profissionais é preciso ter: curso superior em Pedagogia ou pós-graduação em Gestão Escolar; ocupar cargo ou emprego público efetivo; ter concluído o estágio probatório; comprovar, no mínimo, três anos de efetivo exercício na Educação Pública Municipal; comprovar experiência nas funções de magistério, exercidas por professores, especialistas em educação, coordenador educacional da criança e do adolescentes e diretor no desempenho de atividades educativas no Ensino Fundamental I ou II.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: