Projeto de transporte público 100% elétrico começa a se tornar realidade no município
qua, 11 de janeiro de 2023 08:08Da Redação
Há algum tempo, as motos e os carros elétricos estão ganhando um espaço no mundo que, anteriormente, era de domínio dos veículos à combustão. O aumento da fabricação desse tipo de veículo, também impulsionou a fabricação dos ônibus elétricos, que são fundamentais para ajudar a reduzir a emissão de poluentes. Ainda mais nos municípios brasileiros, que contam com uma baixa malha ferroviária. São os ônibus que circulam em todos os lugares, transportando grande parte da população para seus destinos diários.
O transporte coletivo elétrico é uma opção para a mobilidade urbana sustentável. E o cenário global mostra que ele é um investimento com resultados importantes: a China, pioneira em implantar os veículos na cidade de Shenzhen, em 2009, tem frota inteiramente elétrica e diminuiu as emissões de CO2 anuais dos ônibus em 48%.
No Brasil existem alguns fabricantes de ônibus elétricos e híbridos em atuação: as brasileiras Eletra e Marcopolo, a chinesa BYD e a alemã Volvo. Algumas cidades estão fazendo testes com os veículos em circulação, como é o caso de São Paulo. Entretanto, o investimento ainda é baixo com a justificativa de que os modelos elétricos são mais caros do que os tradicionais.
Dentre os benefícios dos ônibus elétricos ou trólebus modernos, estão: não causa poluição do ar ou sonora; tem maior vida útil do que um ônibus a diesel; a manutenção é mais barata; oferece mais conforto e segurança aos passageiros.
Ontem, 10, a Prefeitura de Araguari anunciou que a partir de hoje, 11, um ônibus elétrico começará a circular pela cidade, gratuitamente, por várias rotas, para um período de teste. Esse experimento faz parte de uma fase de estruturação e viabilidade técnica do projeto de eletromobilidade.
“Em 2021, quando estava em Campinas, falava para vocês sobre o conceito de eletromobilidade, sustentabilidade, energia limpa; pois é, esse sonho agora começa a acontecer em nossa cidade. Nós teremos aqui esse equipamento, um ônibus 100% elétrico. Araguari conectada com você, com o Brasil e com a sustentabilidade”, disse o prefeito Renato Carvalho.
Ainda, de acordo com o prefeito, hoje, 11, acontece a inauguração de uma rota, a primeira rota 100% eletrificada, em Araguari. Serão 30 dias estruturando o transporte de eletromobilidade.
Segundo Luiz, representante da Marcopolo, a primeira fabricante brasileira totalmente eletrificada, esse é o primeiro produto 100% elétrico, produzido pela Marcopolo. O carro já rodou em São Paulo e Angra dos Reis, e circulará em Araguari, a primeira cidade de Minas Gerais a participar do projeto.
“Além do conceito de eletromobilidade, quero mostrar o conceito de inovação e tecnologia, isso faz parte da nossa gestão, faz parte do que temos vontade de mostrar e colocar no espírito araguarino”, finalizou Renato Carvalho.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...