Minas amplia vacinação contra Covid para crianças de 6 meses a 2 anos de idade
qua, 21 de dezembro de 2022 08:03Da Redação
Desde o dia 19, profissionais de Saúde dos 853 municípios mineiros podem aplicar a vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades.
Segundo o estado, a vacinação para esse grupo deverá acontecer considerando somente as doses disponíveis nos municípios, buscando impedir a perda de vacinas.
A recomendação para a ampliação do público-alvo foi publicada através da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.071, de 16/12/2022. Antes disso, a vacina era destinada apenas para crianças desta faixa-etária, com comorbidades.
Vale destacar que, a disponibilização de novas doses para as cidades depende do envio por parte do Ministério da Saúde. Dessa forma, é de suma importância que as prefeituras façam o planejamento e execução da vacinação, levando em consideração somente as vacinas que dispõe até o momento, pois ainda não há previsão do recebimento de novas remessas para Minas Gerais.
A vacina a ser utilizada é Pfizer-BioNTech e será aplicada de forma escalonada, de acordo com os seguintes os critérios de prioridade: Grupo A, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades; Grupo B, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, de comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) em situação de rua; Grupo C, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades que sejam contatos intradomiciliares de crianças com comorbidades; Grupo D, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades.
Conforme o estado, para essa faixa de idade, o esquema primário da vacina Pfizer-BioNTech será formado por três doses, onde as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas (um mês) de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas (dois meses), depois da segunda dose.
“Fica autorizada a vacinação dos grupos B, C e D, neste momento, somente mediante a utilização de doses remanescentes da vacina covid-19 Pfizer-BioNTech não utilizadas em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades”, explicou a coordenadora estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão.
Neste primeiro momento, em Araguari, são quatro pontos de vacinação: CEEAMI, UBSF Paraíso, UBSF São Sebastião e UBSF Brasília. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
“Gostaria de lembrar às comunidades, que temos poucas doses no município. Por isso efetuaremos a imunização, até finalizar as mesmas, e, futuramente chegarão mais doses para a população de crianças sem comorbidades”, esclareceu a secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
