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GP da Espanha

ter, 20 de maio de 2014 00:00

Abertura Treino Livre
Alô amigos, como diz meu amigo Henrique Vieira, o GP da Espanha foi mais do mesmo: Hamilton ganhou, Rosberg em segundo, a uma eternidade do terceiro que foi Ricciardo, a 49 segundos do líder, e em quarto Vettel com a outra Red Bull. Ou seja, nada de novo, exceto que a Red Bull está começando a acertar a mão.

Quanto ao resto, tudo na mesma, Massa se atrapalhando mais uma vez e levando um “piau” de Bottas. Fazendo um trocadilho diria que Massa anda levando “Bottinadas” a torto e direito. Sinceramente não sei o que anda acontecendo com Massa, afinal nada dá certo, quando ele não se atrapalha na pista a equipe erra nos pit stops.

Sobre a Ferrari, me parece pelo que tenho lido, a equipe e Alonso estão em rota de colisão, pois quando foi contratado Fernando vestiu o macacão vermelho com a promessa de um carro campeão que lhe desse o almejado terceiro título, mas ao invés disso o piloto espanhol vem recebendo verdadeiras carroças das quais tira leite de pedra e consegue boas classificações, principalmente, se posiciona bem no campeonato, mas sem grandes pretensões ao título.

O fato é que Fernando vê o terceiro título cada vez mais longe, pois nos últimos anos Vettel acumulou três títulos, e a idade vem chegando para o espanhol, e mais dia menos dia chega a hora de pendurar as luvas e fazer isso, sem mais um título, seria a morte para Alonso, portanto não sei até quando irá a parceria, mas Lucca de Motezemola, il capo dei tutti capi, sinalizou a insatisfação de Alonso dentro da equipe. E isso na Ferrari, significa rota de colisão.

Saindo da Ferrari para onde iria Alonso? Diz a rádio paddock que haveria uma troca de pilotos, com Vettel indo para a Ferrari e Alonso seguiria para Red Bull. Outra opção seria um retorno à Maclaren, porém pelo histórico do piloto, envolvido, ainda que indiretamente, nos últimos escândalos da F1, como espionagem, batidas em muros, e outras coisinhas, tenho cá minhas dúvidas de que Alonso consiga ir para uma equipe de ponta, o que significaria o adeus definitivo ao terceiro título.

Assim o destino de Alonso é incerto, e qualquer que seja sua opção, terá que ser uma equipe de ponta, pois, sair da Ferrari é trocar uma possibilidade concreta de um campeonato (basta a Ferrari com todo seu staff técnico fazer um bom carro) por um futuro incerto, e isso com certeza, Fernando não quer.

Esta semana começou mais uma rodada de testes em Barcelona, no circuito de Montmeló. Estes testes estão liberados pela troca de todo o equipamento propulsor o que faz com que as mudanças sejam testadas para evitar quebras, permitindo assim às equipes desenvolver melhorias nos carros para corrigir possíveis problemas.

Esta questão de testes está intimamente ligada aos custos da categoria, e a FIA vem sistematicamente tomando medidas e alterando os regulamentos para diminuir os custos, e vem conseguindo, mas ao preço de tornar uma categoria, que se notabilizou por desenvolver e usar tecnologia de ponta, pausteurizada com os carros praticamente iguais, motores semelhantes, que nivelam todos os pilotos por baixo destacando-se alguns poucos.

No meu ponto de vista, longe de usar mecanismos artificiais como o DRS (abertura da asa traseira), a FIA deveria proibir o monte de penduricalhos nas asas, principalmente dianteira, o que reduziria dramaticamente a dependência da aerodinâmica, e com isso separaria os pilotos dos meninos. Mas acho que isso não vai acontecer, e as soluções serão como sempre paliativas, como colocar um amplificador para melhorar o som dos motores. Arre! Isso é pra acabar…

Até a semana que vem…

* Advogado, fã da Fórmula 1 desde 1970, e apaixonado pela Ferrari

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