Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Acusado de homicídio na praça da Exposição é novamente condenado pelo Júri Popular

ter, 20 de setembro de 2022 08:02

Da Redação

 

O Tribunal do Júri da 2ª Vara Criminal da Comarca de Araguari realizou o novo julgamento popular do acusado de assassinar, a tiros, Lucas Wallace Araújo, o “Xuxa”. Ele chegou a ser condenado, em dezembro de 2019, a 9 anos e 7 meses de reclusão, no regime fechado, mas o Ministério Público conseguiu cassar o veredito.

A nova sessão do Júri Popular, presidida pela juíza Alessandra Leão Medeiros Parente, aconteceu no último dia 15, no Fórum Doutor Oswaldo Pieruccetti, e o réu voltou a ser condenado, mas pegou a mesma pena, 9 anos e 7 meses de reclusão, no regime semiaberto. Ele aguardou pelo julgamento em liberdade, sem prejudicar o andamento do processo.

Nos debates em Plenário, o promotor André Luís Alves de Melo sustentou a denúncia do homicídio qualificado (motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima). O advogado Fernando de Almeida Santos alegou legítima defesa putativa ou por inexigibilidade de conduta diversa, de forma alternativa, e requereu o reconhecimento do privilégio de o acusado ter cometido o crime sob violenta emoção, logo após injusta provocação da vítima, bem como o decote das qualificadoras.

Por maioria, os sete integrantes do Conselho de Sentença entenderam que o réu cometeu o crime de homicídio privilegiado qualificado contra Lucas Wallace. Eles negaram a absolvição e votaram favoravelmente à causa de diminuição de pena atinente à prática do crime sob violenta emoção, logo após injusta provocação da vítima, bem como votaram favoravelmente à qualificadora de o crime ter sido cometido mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido.

O Conselho de Sentença contou com seis mulheres e um homem. Desta vez, não houve recurso de nenhuma das partes.

O crime ocorreu em janeiro de 2018, na praça Sérgio Pacheco, a poucos metros do Parque de Exposições da cidade. A vítima de 26 anos foi alvejada por vários disparos de arma de fogo, falecendo no local.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: