Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

sáb, 17 de setembro de 2022 10:07

Da Redação

 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), prepara, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a ação acontece durante todo o ano.

O suicídio é uma difícil realidade que atinge o mundo todo e causa grandes prejuízos à sociedade. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, isto é, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Equipe do Caps I, celebrando o “Setembro Amarelo

 

Apesar de os números estarem diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, conforme a OMS. Praticamente todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa maneira, a maioria dos casos poderia ter sido evitada e uma das formas é falando a respeito do tema, fazendo com que ele deixe de ser um tabu e que informação de qualidade chegue tanto às pessoas que pensam em suicídio quanto àquelas que convivem com pessoas que estão pensando em tirar a própria vida.

A pedido do prefeito Renato Carvalho e da vice-prefeita, Maria Cecilia, algumas secretarias estão se mobilizando para elevar o “Setembro Amarelo Salva Vidas”, campanha de prevenção ao suicídio. As atividades que estão acontecendo durante todo o mês, tem como objetivo conscientizar a população, através de palestras, oficinas e treinamentos.

No dia 12, o secretário do Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo e as técnicas da pasta ministraram um treinamento no 2º Batalhão Ferroviário.

Conforme Paulo Apóstolo, todos devem atuar ativamente na conscientização e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, pontuou.

Também no dia 12, a equipe do Caps I, celebrou o “Setembro Amarelo” junto com as crianças, adolescentes e familiares. O encontro teve como intuito, ressaltar a importância da valorização da vida. Houveram diversas expressões artísticas envolvendo apresentações instrumentais como violino, violão, flauta, dança e palestra motivacional, com um momento de autoestima e beleza.

“Encontros como esses são de extrema importância, pois estimulam as crianças para a prática de atividades que exalam o que há de melhor dentro delas. Estamos com várias ações de valorização da vida”, disse a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro.

A reportagem da Gazeta também entrevistou o secretário de Educação, Gilmar Chaves para saber quais são as ações da secretaria em alusão ao Setembro Amarelo. “Estamos trabalhando em conjunto com as secretarias de Saúde e do Trabalho e Ação Social, mas essa mobilização acontece durante todo o ano, inclusive temos uma equipe de profissionais que realiza o trabalho de conscientização e prevenção ao suicídio”, esclareceu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: