Prefeitura incentiva doação voluntária de sangue
sáb, 20 de agosto de 2022 07:34Da Redação
A doação de sangue é um ato voluntário de doar uma pequena parte de si para salvar a vida de outras pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além disso, o sangue também é fundamental para que os pacientes com doenças crônicas graves, como doença falciforme e talassemia, possam ter mais longevidade e com mais qualidade de vida, além de ser de suma importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Pensando na importância da doação de sangue, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), informa que as doações no município são realizadas todas as quintas-feiras, das 7h às 11h, mediante agendamento prévio. O PACE está localizado na rua José Carrijo, nº 205, Centro.
De acordo com a prefeitura, a Fundação Hemominas adota alguns requisitos básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue, esses critérios são determinados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, o Hemominas observa outros requisitos, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.
Ontem, 19, a reportagem da Gazeta entrevistou a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro para saber quais são os critérios estabelecidos para que a pessoa possa doar sangue. “Estar alimentado, caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; dentre outros”, disse.
Podem doar sangue as pessoas com idades entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
É importante mencionar que, o procedimento para doação de sangue é simples, rápido e seguro. Não existem riscos para o doador, pois nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que extingue qualquer chance de contaminação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
A doação de sangue é proibida para pessoas que passaram por um quadro de hepatite, após os 11 anos de idade; que tem evidência clínica ou laboratorial de alguma doença transmissível pelo sangue (Hepatites B e C, AIDS, doenças relacionadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas); cidadãos que usam drogas ilícitas injetáveis e quem passou por um quadro de malária.
Soraya Ribeiro também informou que o PACE precisa de doações para todos os tipos de sangue.
“O que precisamos entender é que ser um doador é salvar vidas. Um doador pode salvar até quatro vidas. Além de rápido e seguro, é um ato de amor”, destacou o prefeito, Renato Carvalho (Republicanos).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Radar (12/11) ter, 12 de novembro de 2024
- Cordilheira de Espinhaço impulsiona turismo no Norte ter, 12 de novembro de 2024
- Governo e Sebrae lançam rotas no Festuris seg, 11 de novembro de 2024
- Voos comerciais retornam a Divinópolis sáb, 9 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (09/11) sáb, 9 de novembro de 2024
- Gato mineiro vence concurso mundial sex, 8 de novembro de 2024
- Mês da Consciência Negra: prefeitura organiza várias ações para celebrar a luta e cultura negra sex, 8 de novembro de 2024
- Meningite: casos confirmados e ações de prevenção com quimioprofilaxia sex, 8 de novembro de 2024
- Batalhão Mauá: capacitando profissionais e impulsionando a construção de infraestrutura no Brasil sex, 8 de novembro de 2024
- Campanha da PMMG alerta população mineira sobre golpes pela internet sex, 8 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...