Cachoeira das Irmãs: autoridades se unem para evitar a construção de uma pequena hidroelétrica no local
qua, 27 de julho de 2022 11:02Da Redação
A Cachoeira das Irmãs, também conhecida como Cachoeira das Freiras é de fácil acesso e uma das cachoeiras mais famosas da região. A cachoeira é formada pelas águas do ribeirão Bom Jardim que despencam de 42 metros de altura em grande volume, formando um poço em redor. O que boa parte da população ainda não sabe é que a cachoeira está ameaçada pela construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), nominada como PCH Araguari.
A outorga, instrumento legal que garante ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos foi deferida pela Unidade Regional de Gestão das Águas – (Urga TMAP) conforme parecer técnico do processo 9399/2015 do requerente Fertimax Fertilizantes Orgânicos Ltda.
Em abril de 2022, a vereadora Denise Lima (PL) se reuniu com o deputado federal Zé Vitor (PL) com o intuito de traçar estratégias para evitar a construção de uma pequena usina hidrelétrica na Cachoeira das Irmãs. Os parlamentares buscaram apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de organizações da sociedade civil para trabalharem juntos pela causa e assim conseguir preservar o patrimônio araguarino.
Dentre as ações realizadas estão: reunião com o engenheiro agrônomo, ecólogo e ambientalista, Antônio José; reunião com advogados, representantes do Turismo e com Antônio José; apresentação de projeto de Tombamento da Cachoeira, pela vereadora Deda Lima; reunião com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Conselho do Patrimônio Histórico e Secretaria de Meio Ambiente; reunião com a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) e com especialistas; apresentação de requerimento para que a SUPRAM passe as informações sobre a evolução do projeto de hidrelétrica da Cachoeira das Irmãs; reunião com a FAEC, Secretaria de Meio Ambiente, Conselho de Patrimônio Histórico, ONG Angá, representantes do Turismo.
Segundo Denise Lima, o próximo passo é colocar o projeto que foi apresentado no dia 31 de maio para a votação na Câmara dos Vereadores de Araguari, na sessão do dia 2 de agosto e fazer gestão, para que o mais rápido possível o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) sancione essa lei.
“A outorga foi liberada em nível estadual. O que podemos dizer é que a prefeitura não foi consultada, pelo menos na atual gestão. Nós da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a FAEC, com a governança do turismo, com o Poder Legislativo estamos analisando algumas opções para a evitar a construção da cachoeira”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana
“Sou uma apaixonada pela natureza desde pequena. Quando assumi como vereadora, fiz questão de estar na comissão de meio ambiente, além do mais eu não poderia deixar de assumir essa bandeira, já que o futuro de todos nós depende da preservação e da harmonia com o meio ambiente. A Cachoeira das Irmãs é um símbolo do nosso município, eles não vão conseguir tirar isso de nós! A cachoeira é nossa! Eles que comprem placas de energia solar”, salientou Denise Lima.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...