Corpo de Bombeiros realiza ações de prevenção e combate a incêndios
ter, 19 de julho de 2022 09:32Da Redação
O período do inverno tem como característica o clima seco, o que aumenta os riscos de queimadas, que ocorrem tanto pelas ações do ser humano, quanto pelo próprio meio ambiente. Elas acontecem nas áreas de florestas e regiões rurais, por diversos motivos, como limpeza da vegetação ou preparo do solo para a agricultura e pecuária. Pensando nisso, a 2ªCompanhia de Bombeiros Militar realiza todos os anos ações de prevenção e combate a incêndios em vegetação no período de estiagem.
O foco principal é mitigar o índice de queimadas em Araguari e região, no perímetro urbano e rural, mediante a conscientização da população, durante o período de estiagem de 2022.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a conscientização da população é feita, através de vários meios de divulgação, como: blitz educativas, mensagens alusivas à campanha nos painéis eletrônicos das rodovias, imagens em outdoors, painéis em pontos estratégicos da cidade, dentre outros.
“Começamos, no dia primeiro de julho, a fazer as vistorias em lotes vagos, para verificar se eles estão de acordo com a lei municipal, que determina que estejam limpos, calçados e murados (com pelo menos uma cerca), sem lixo e nem mato. Essas inspeções estão previstas para terminar no dia 4 de agosto e fazem parte do Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação no Período de Estiagem. Em média, são feitas 40 vistorias por dia”, disse a sargento da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, Adriana Campos.
É importante mencionar, que depois são feitos Boletins de Ocorrência de todas as inspeções, que são encaminhados ao Ministério Público e este os envia para a Prefeitura de Araguari, para que sejam tomadas as devidas providências.
Esse projeto conta com a parceria da Policia Militar do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil, do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), que ajuda na divulgação do plano de ação e na parte logística, e da Ecovias, que coloca avisos nos painéis eletrônicos.
Adriana Campos, destacou que além das ações alusivas às queimadas, que serão finalizadas em outubro, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari está fazendo palestras sobre o engasgo em crianças e as formas de salvamento, pois esse assunto ganhou grande repercussão depois que uma criança, de outra região do país, veio a falecer após se engasgar.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...