Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Ortopedia em Foco (12/07)

ter, 12 de julho de 2022 10:59

QUANTO TEMPO VAI DURAR MINHA PRÓTESE DE QUADRIL?
A artroplastia do quadril é considerada umas das cirurgias de maior sucesso na história de medicina por seus resultados consagrados.
Esta é uma das perguntas mais frequentes no meu consultório, afinal é uma preocupação importante, visto que o paciente deseja se manter por mais tempo possível utilizando sua prótese sem a necessidade de um novo procedimento para a troca de componentes (cirurgia de revisão).
E a resposta é DEPENDE.
Estamos em busca do “IMPLANTE PERFEITO”
E como ele dever ser?
Deve suportar: os esforços oriundos da contração muscular, a carga estática/cíclica e o desgaste, e não provocar reação adversa.
São inúmeras variáveis que devemos observar para conseguirmos prever o tempo de duração para a prótese.
Basicamente devemos compreender estes 3 pilares:
• Paciente:

Pessoas que possuem comorbidades como: diabetes, artrite reumatoide, fumantes, abuso de álcool, baixa imunidade, deformidade óssea prévia, obesidade, estilo de vida, nutrição, entre outros fatores, possuem maior risco de complicações pós-operatórias tardias e precoces, portanto têm maiores chances de ser necessário uma revisão precoce da prótese.

• Técnica utilizada e experiência do cirurgião:

A artroplastia do quadril possui grande variedade de vias de acesso e técnicas, além disso, é necessário um bom planejamento pré-operatório, em que o médico irá escolher qual tipo de implante é o ideal para cada pessoa, quando indicar a cirurgia e realizar um seguimento pós-operatório acolhedor ao paciente, sempre orientando e retirando dúvidas, permitindo um diagnóstico precoce de qualquer possível complicação.

• Biomateriais:

Desde o surgimento das próteses, vem ocorrendo mudanças em relação ao seu formato e componentes, contribuindo para sua maior durabilidade.
Atualmente no mercado há vários modelos de próteses, nacionais e importadas, podendo utilizar cimento ortopédico ou não, tipos de ligas metálicas variados (aço, titânio, cromo, cobalto), revestimento com diferentes porosidades, polietilenos de maior durabilidade e componentes de cerâmica.

Agora que compreendemos os pilares que podem contribuir para uma maior sobrevida desse implante, você ainda quer saber QUANTO TEMPO VAI DURAR SUA PRÓTESE em números…
Bom, para essa resposta devemos consultar o que diz a literatura e seus valores podem variar, mas vou apresentar aqui a média de tempo.
O tempo estimado é de 20 a 25 anos, principalmente em pacientes mais idosos, em contrapartida, em jovens, devido a maior demanda por atividades, ou seja, maior exigência de resistência do material, esse tempo pode ser menor (15 a 20 anos), lembrando que com a evolução dos materiais e técnicas, a tendência é que se aumente ainda mais essa sobrevida da prótese, mas os estudos precisam de tempo para nos trazer novos números.
No acompanhamento com seu cirurgião, através de radiografias seriadas e avaliação de queixas, será definido o tempo de troca da prótese, sendo realizado uma nova artroplastia com novos componentes.
Dúvidas estou à disposição. CUIDE BEM DA SUA PRÓTESE!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: